Navigation Menu

[Coletiva] Em Caravana das Drags, Xuxa e Ikaro Kadoshi emocionam ao falar sobre a importância da arte drag no Brasil

 

Por Victoria Hope

No dia 04 de abril, aconteceu a coletiva de Imprensa de “Caravana das Drags”, nova produção original Prime Video, que chega ao catálogo da plataforma no dia 14 de abril. Nós estivemos presentes durante a coletiva e também tivemos a oportunidade de assistir o primeiro episódio, portanto traremos mais detalhes sobre essa iniciativa tão incrível.

Durante a coletiva que ocorreu de forma híbrida, Xuxa Meneghel ao lado da drag ícone nacional Ikaro Kadoshi e das das dez participantes – Chandelly Kidman, DesiRée Beck, Enme, Frimes, Gaia do Brasil, Hellena Borgys, Morgante, Ravena Creole, Robytt Moon, Slovakia, além de Malu Miranda, Head de Conteúdo Original Brasileiro do Amazon Studios, tiveram a oportunidade de falar sobre a produção, traçar um panorama sobre a arte drag no Brasil e mostrar a riqueza cultural da arte drag em diferentes regiões do Brasil. 

Caravana das Drags é uma competição que vai testar as habilidades performáticas das jogadoras ao longo de dez episódios, premiando a vencedora com o título de “Soberana da Caravana”. No primeiro episódio, dois desafios distintos aconteceram, onde as participantes tiveram que demonstrar não apenas suas habilidades na arte drag, como também habilidades completamente fora da realidade dos shows e performances em que estão acostumadas a participar. 

Há uma excelente diversidade regional entre as participantes, pois a Caravana passou por por vários estados brasileiros para encontrar candidatas, marcando presença no Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, São Paulo e mais! São diversos estilos de drag apresentados também, desde a cantora Enme até a cosplayer paulista Slovakia, provando que o reality tem como premissa mostrar não apenas a diversidade social como também as diferentes formas possíveis de representar a cultura drag. 


Apresentadora Xuxa Meneghel durante a coletiva de Caravana das Drags

Durante a coletiva, Ikaro Kadoshi iniciou a conversa falando sobre drag no Brasil e sobre arte entre grupos marginalizados, ressaltando a importância de ter um programa que exalta a arte drag, principalmente nesse momento em que vivemos, onde tanto o drag quanto a comunidade LGBTQIAP+ estão cada vez mais à margem. 

Xuxa iniciou a conversa respondendo a questão sobre seu envolvimento com a arte drag e como era para ela, uma apresentadora de fora do meio drag, participar desse formato de programa, no qual ela revelou: "Eu queria muito ter tido essa oportunidade, aliás, briguei muito por isso. Levei várias ideias na Globo e na Record, em tudo, mas não tive essa possibilidade, mas quando o Prime Video chegou com essa ideia eu falei 'Vocês estão brincando, né? Isso aqui é um sonho meu guardado numa caixinha com chave especial. Então não, eu não tive (antes) essa possibilidade e oportunidade, mas agora tenho essa possibilidade e oportunidade de ver vários outros artistas mostrando a arte drag.

A apresentadora ainda acrescentou o fato de que como o programa dela tinha inclusão, ela sempre tentava trazer algumas gotinhas de pessoas mostrando um pouco da arte. Xuxa ainda ressaltou que talvez ela sempre foi um pouco drag, então participar do programa, é um sonho realizado. 


Coletiva de Caravana das Drags

Gaia, uma das drags participantes do reality, ressaltou a importância de trazer outras culturas para a arte drag: "Acho interessantíssimo, porque cada prova e cada situação era o olhar de cada artista drag diante da cultura local. Isso nos fascinava e era transformador. Cada lugar que a gente chegava, cada menina tinha uma experiência diferente e foi incrível. A gente conseguia transformar as coisas, então a caravana e o Prime, proporcionou para a gente as então o caravana trouxe essa viagem pelo Brasil, mas essa viagem intercultural, conhecendo mais sobre a cultura de cada povo."

A artista ainda acrescentou que o programa será uma excelente forma das pessoas conhecerem a arte drag e ainda mergulharem na cultura de diversas regiões brasileiras, o que por si só, já traz uma riqueza primordial para quem acompanhar o reality.

Em um dos momentos mais marcantes da coletiva de "Caravana das Drags", Ikaro tocou em um ponto muito importante ao dizer que o brasileiro não conhece sua história e sempre vê RuPaul como referência: "Se a gente não sabe de onde veio, como a gente vai saber pra onde que a gente vai"



Todas as participantes tiveram momentos para comentar sobre como começaram a arte drag, bem como homenagearam também as duas apresentadoras, tanto Xuxa quanto Ikaro, falando sobre a importância que essas duas figuras tiveram na infância de todas, como no caso de Meneghel, quanto na cultura drag que muitas aprenderam com Kadoshi no passado, inclusive Ikaro se emocionou ao falar que Xuxa foi uma grande fada madrinha, principalmente durante sua infância difícil, pois a drag relembrou em como Xuxa, era seu único acalento em momentos que sua mãe sofria violência doméstica e tudo o que Ikaro tinha era a televisão, para consolá-lo nesses momentos. 

Para fechar, Malu Miranda, ao responder uma questão sobre como aconteceu a escolha do casting das participantes, ressaltou a preocupação de toda equipe em mostrar um elenco que fizesse sentido para a nossa realidade Brasileira, olhando a diversidade de dentro para fora e não o oposto:  "Eu acho que quando a gente fala em fazer uma série sobre arte drag, a gente fala muito de casting e muito sobre de dentro para a fora. Acho que é sempee sobre isso, como a gente consegue olhar a arte de forma profunda e complexa para criar um casting com todas as pluraridades do Brasil."

Caravana das Drags estreia em 14 de abril no Prime Video! A temporada é composta por nove episódios inéditos que serão disponibilizados a cada semana na plataforma, onde uma drag será eliminada ao final de cada episódio até que o pódio em terceiro, segundo e primeiro lugar se forme para a grande finale! #CaravanaDasDrags

0 comments: