Navigation Menu

[Review] Viva! A Vida é Uma Festa

 Resultado de imagem para disney coco
Por Victoria Hope

Um dos melhores filmes do ano, 'Coco' da Disney é um ode à família


Começo essa crítica com a famosa frase: A Disney nunca erra! E nesse caso, essa é uma grande verdade. Viva! A Vida é uma festa é sem dúvidas o MELHOR filme da label em anos! Não nos levem a mal, Moana é igualmente maravilhoso, mas Coco tem um lugar especial no coração do povo latino ou de pessoas que possuem familiares latinos.

'A Vida é uma Festa!  levou 6 anos para ser produzido e além disso, toda a equipe do filme passou alguns anos no México para estudar a fundo a maravilhosa cultura local, mas o coração da história ficou por conta dos membros mexicanos e latinos da Pixar, que contribuíam pessoalmente para o peso da história, compartilhando suas histórias pessoais, relatos e até mesmo fotos e suas famílias. 

Não irei falar muito sobre a trama em si porque esse filme que precisa ser assisti preferência, ao ladinho da família ou de amigos queridos. Em 'A Vida É uma Festa', conhecemos a história de Miguel, um garoto mexicano que faz parte de uma família de sapateiros que odeiam música e a partir daí temos o conflito, pois Miguel é apaixonado por música e principalmente por seu violão.

Por vir de uma família latina rígida, Miguel é impedido de seguir seus sonhos musicais, pois a música foi o que destruiu o casamento de uma das suas tias (matriarca da família). Logo percebemos o quanto a influência das matriarcas é forte em famílias e berços latinos. Miguel nunca quis ser sapateiro e irá até as últimas consequências para desafiar sua família que não o apoia, nem que para isso ele tenha que pedir uma ajuda bem peculiar e inusitada vinda do outro mundo... 

Resultado de imagem para coco disney

Antes que pergunte: Não! Coco não tem absolutamente nada de semelhança com  o filme 'O Livro da Vida'. Ambos filmes abordam o tema da música e Dia De Los Muertos, mas a trama é completamente diferente, as motivações dos personagens são completamente diferentes e as mensagens passadas também. Dizer que A Vida é uma Festa e 'Livro Da Vida' são iguais é o mesmo que dizer que todos os filmes de Halloween são exatamente iguais, o que não é verdade.

 Vale ressaltar que os fãs mexicanos, que tiveram oportunidade de assistir o filme em Outubro desse ano,  elogiaram amplamente Coco e disseram que a grande diferença entre ambos é que Livro da vida pareceu mais espanhol do que mexicano para muitos deles, enquanto A Vida é Uma Festa, finalmente mostrou de forma fiel e genuína a cultura mexicana, mas também como é a verdadeira vida do povo mexicano. Inclusive o filme da aquela boa cutucada contra políticas do impedimento da entrada de imigrantes mexicanos em alguns países. 

Lágrimas não faltaram do início ao fim na premiere do filme, principalmente para pessoas que tem uma forte ligação com a família. Muitas das cenas são familiares até mesmo para brasileiros, que com certeza vão relembrar de suas avós que jogavam o chinelo nas pessoas e que sempre empanturravam seus netos com as mais deliciosas comidas. 

O filme é um ode a família, aos costumes latinos e a beleza da 'vida após a morte', segundo a crença mexicana. Em 'Coco' a grande mensagem é a importância da família e respeito aos mais velhos, não apenas dessa vida, mas em todas as reencarnações; nossos, tataravós, bisavós, avós entre outros entes queridos que não necessariamente fizeram parte de nossas vidas 'em vida', mas que nos acompanharão para sempre, mesmo após suas mortes (em nossos DNAS)

Dia De los Muertos, que é o grande tema do filme, aborda exatamente isso: a Importância de celebrarmos aqueles que partiram, mas não com tristeza e sim com muitas cores, festa, música, respeito e quitutes que nossos entes queridos gostavam em vida. 

Resultado de imagem para coco disney

Para fãs mexicanos, o filme teve ainda mais peso. pois personagens famosos de sua cultura, como o comediante Cantinflas, o famoso galã ator de telenovelas Pedro Infante, a artista plástica Frida Kahlo e a música La Llorona, um dos clássicos mexicanos sobre uma mulher que perdeu seu filho. 

Falando nisso, a trilha sonora do filme é sensacional e traz uma boa mistura entre pop e a típica música mexicana tocada pelos tradicionais mariachis. Destaque para a música-´tema do filme, 'Lembre de Mim', que com certeza vai arrancar algumas lágrimas de seus olhos quando você menos esperar.

Para mim, esse foi o MELHOR filme do ano, sem dúvidas, Me surpreendeu a níveis que eu não imaginava ser possível e apesar da trama simples, a mensagem final realmente vale muito a pena, além daquela boa e velha magia Disney que vocês já conhecem ;)

Nota: 5 / 5 

'Viva!A Vida é Uma Festa!' estreia no dia 4 de Janeiro em todos os cinemas do Brasil!

0 comments: