Navigation Menu

Cannes 2022 | Forest Whitaker será homenageado com Palma de Ouro honorário

 

Por Angela Lindemberg

Uma homenagem mais do que merecida em tantos anos de carreira. Forest Whitaker, vencedor do Oscar por sua performance em O Último Rei da Escócia, será homenageado no Festival de Cannes de 2022. O ator receberá, de forma honorária, uma Palma de Ouro, principal prêmio entregue pelo júri do festival (via Deadline).

34 anos atrás, ir a Cannes pela primeira vez mudou minha vida e garantiu que tomei a decisão certa de me dedicar a conectar a humanidade através do cinema”, disse Whitaker. “É sempre um privilégio voltar a este belo festival para exibir meu trabalho e ser inspirado por vários dos maiores artistas do mundo – e me sinto incrivelmente honrado por ser celebrado como parte do importante 75º aniversário do Festival”. A Palma de Ouro do ator será entregue na abertura do festival, que acontecerá de 17 a 28 de maio na França.

Esse será o segundo prêmio dado a Whitaker em Cannes. Em 1988, ele foi premiado como Melhor Ator por sua performance em Bird. 

A Palma de Ouro honorária é dada a artistas cuja trajetória profissional é equiparada por seus feitos humanitários. Jodie Foster foi a última a receber o prêmio, em 2021. Além dela, Jeanne Moreau, Bernardo Bertolucci e Manoel de Oliveira também já receberam a honraria.

0 comments: