Por Victoria Hope
Dirigido por Miguel Rodrigues, longa-metragem tem no elenco principal Aline Campos, Vera Teixeira, Gabrielle Lopes, Rafael Queiroz, Luiza Tiso e Jackson Costa
Na luta para explorar diferentes gêneros, o cinema brasileiro desbrava a cartilha do thriller policial, um dos filões mais populares do audiovisual. Recheado de tensão e sintonizado com contradições sociais e políticas do país, o longa-metragem “Abismos” terá pré-estreia dia 28 de fevereiro, no espaço Itaú do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
O filme deu origem à série “Entre Abismos”, produção independente da Take a Take Films, desenvolvido em coprodução com a Cinecam Locadora e a Imagem Filmes (que também se ocupa da distribuição), com patrocínio da empresa Piramidal - sem data de estreia ainda. Já a versão longa foi concebida para iniciar sua carreira em festivais de cinema, para depois entrar nas salas de exibição.
Estruturado como conto moral, debatendo o que é preciso sacrificar para conseguir justiça, “Abismos” acompanha a luta de uma agente da lei, Fernanda Gonçalves (interpretada pela atriz Vera Teixeira) , para fazer justiça em um ambiente onde a legalidade é sempre jogada para escanteio. Vera se integra numa tradição de heroínas empoderadas do universo do suspense. “Dama de Ouro”, série popular nos anos 1980, é uma das referências que saltam os olhos (e à memória) no desempenho da atriz.
Em nome de seus deveres com a Polícia, Fernanda nunca deu folga para o crime, mesmo arrasada pela morte de Joana (Giovanna Lodes), sua irmã mais nova. Ela luta, como pode, para prender o motorista que matou Joana, um político: o deputado Carlos Chaim (Rafael Queiroz). Por falta de testemunhas, amparado no álibi de sua esposa, Dra. Isabella (Gabrielle Lopes), Carlos saiu ileso da acusação, mas não escapa do radar e da fúria da policial.
O filme - que terá apenas algumas sessões especiais - foi dirigido e montado por Miguel Rodrigues, a partir de um argumento de Miguel Rodrigues e Wagner, roteiro de Wagner D'avila, com roteiro final de Rafael Peixoto. A produção executiva é de Leandra Aieedo e Vera Teixeira. No elenco principal, Aline Campos, Vera Teixeira, Gabrielle Lopes, Rafael Queiroz, Luisa Tiso, Jackson Costa e Fernando Billi Villares. Veja o trailer oficial.
“Este projeto foi desafiador e ao mesmo tempo estimulante. Para a pesquisa da personagem, pesquisei e estudei o funcionamento do departamento de homicídios em São Paulo, além de praticar lutas de combate e o manuseio de armas de fogo. Também me aprofundei sobre corrupção e manipulação religiosa, e ouvi muitos relatos de mães e famílias que perderam suas crianças”, conta Vera, que está produzindo seu primeiro longa-metragem no país, depois de ter participado - como atriz e produtora - de projetos em Hollywood como o filme “How to Rob” (dirigido por Peter Horgan, com Chinaza Uche), “A Beginner 's Guide to Snuff” (comédia dirigida por Mitchell Altieri) e o curta “Home” (vencedor do CICFF Award).