Navigation Menu

Festival Varilux 2023 | Maestro(s)

 

Por Victoria Hope

No drama 'Maestro(s)', de Bruno Chiche  maestro Denis Dumar ganhou mais um prêmio nas Victoires de la Musique Classique, evento anual de premiação de música clássica francesa. Logo em seguida, seu pai, François – um brilhante maestro de renome internacional – recebe um telefonema anunciando que foi escolhido para reger a orquestra do Teatro Scala de Milão. Sendo esse seu maior sonho, ambos vibram com a notícia. Porém, Denis rapidamente se desilude ao descobrir que, na verdade, ele é quem foi escolhido para ir à Milão, e não seu pai.

O filme acerta em mostrar a relação complicada entre do pai com filho e sua relação pessoal com a música. Aliás, vale ressaltar que esse não é um filme sobre música e sim sobre relações familiares, principalmente porque o pai, ao mesmo tempo que torce pelo filho enquanto família, também compete com ele, pois os dois são maestros, então o mais velho precisa navegar por essa situação e lidar com esse sentimentos.

É por isso que Maestro(s) é tão importante, pois fala sobre o amor familiar ao mesmo tempo toca na questão de conflito de interesses e porque não, num tantinho de narcisismo?  Resta ao pai aceitar que o filho dele na verdade está conseguindo algo importante, e vale ressaltar que vemos tudo pelos olhos do filho, o que nos faz refletir, 'E como será que o pai se sente? O que ele acha de tudo isso?

Com atuações excelentes, uma trilha sonora vibrante e uma direção elegantissima, o filme provoca e traz uma reflexão muito necessária sobre amor, família e sacrifícios.

NOTA: 10/10

0 comments: