Por Victoria Hope
Uma pequena jóia, é assim que 'O Astronauta', filme que está em cartaz no Festival Varilux de Cinema 2023, pode ser definido. Esse é um filme sobre paixão, sobre a vontade de seguir em frente, nesta época voltada para o passado e com medo do futuro, mas é claro, com a mensagem de que ninguém faz nada sozinho, é preciso ter pessoas que sigam o mesmo sonho! Ah que belo seria se mais pudessem entender que ainda existem sonhadores....
O filme transcreve bem esta paixão tecnológica, mas sem focar no 'realismo' da mesma, pois é preciso suspender a descrença e ignorar os abismos técnicos, mas o filme tem inteligência suficiente para driblar esse quesito.
Um dos pontos mais altos do filme fica por conta dos incríveis efeitos do editor do projeto, pois mesmo com o orçamento nitidamente baixo, as imagens do espaço, principalmente, são belíssimas, de tirar o fôlego.
O elenco, de Mathieu Kassovitz a Hélène Vincent, também por si só entrega absolutamente tudo o que o público precisa para querer embarcar junto nessa viagem rumo ao espaço, tanto fisicamente quanto metaforicamente. Que delícia ver performances tão sóbrias e elegantes, mas apesar disso, é claro, nem tudo são flores, afinal, alguns diálogos são maçantes e acabam por 'cansar' em alguns momentos, mas mesmo assim, o saldo final da história é bem positivo.
NOTA: 8/10