Navigation Menu

Festival Varilux 2023 | O Livro da Discórdia

 

Por Victoria Hope

Na comédia 'O Livro da Discórdia' de Baya Kasmi, Youssef Salem tem 45 anos, é descendente de uma família de imigrantes argelinos e vive em Paris onde se dedica à escrita. Após uma série de contratempos, ele decide escrever um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e em particular nos tabus que rodeiam a sexualidade no ambiente onde cresceu. 

O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão no seio da sua família, que Youssef tentará manter unida o melhor que puder. A primeira cena do filme já é por si só chocante, bem ao estilo 'Adão e Eva' seguindo a tradição do bom e velho conto da carochinha para fazer com que jovens tenham medo e tratem sexo como tabu.

Com uma trama envolvente, cômica e ao mesmo tempo emocionante, O Livro da Discórdia reflete sobre as diferenças geracionais e culturais, bem como examina nossa relação enquanto seres humanos, com a temática do sexo e do prazer. É um daqueles filmes excelentes de assistir com a família, pois muitos vão se identificar com os dilemas dos personagens.

O que começa como uma comédia hilária, termina como um drama familiar sobre aceitação, luto e como nossas visões sobre outros membros da família ou até mesmo sobre conhecidos, pode as vezes ser idealizada demais ou até mesmo 'fanficada'.

NOTA: 9/10

0 comments: