Navigation Menu

Festival Varilux 2023 | O Desafio de Marguerite

 

Por Victoria Hope

Em 'O Desafio de Marguerite', premiado em Cannes nesse ano, a protagonista Marguerite é uma brilhante estudante de matemática na renomada Escola Normal Superior de Paris. No dia em que deveria apresentar sua tão aguardada tese, ela se depara com um erro capaz de abalar todas as suas estruturas.

Marguerite é uma jovem matemática talentosa, a única mulher do seu ano na ENS.  Tudo vai bem até que sua vida é virada do avesso quando descobre um erro na sua tese, abalando as suas certezas. Decidida a deixar tudo para trás e a começar de novo, ela limpa o quadro e mergulha na realidade.

Ao longo do caminho, Marguerite descobre a independência, faz amizade com a jovem Léa e tem a sua primeira experiência amorosa. É graças a estas novas experiências e a este novo impulso que ela encontrará finalmente a solução para o seu teorema.

Ser mulher em um ambiente acadêmico dominado por homens, é algo que pessoalmente já passei e a identificação com a protagonista foi quase que imediata. Quantas não passaram por isso e de repente, tiveram um estalo que fez tudo mudar?

O Desafio de Marguerite acerta ao mostrar como as casualidades da vida e as mudanças podem ser positivas e como essa mudança na vida da protagonista, foi de longe, talvez a melhor coisa que poderia ter acontecido na vida dela.

Estamos tão acostumados a ouvir que a ciência deve ser racional e desligada de qualquer tipo de emoção, eu principalmente, já que sempre fui péssima em matemática! Mas piada a parte, na verdade, Marguerite vê a matemática como a coisa que mantém seu mundo unido e, como tal, ela fica muito emocionada com isso e é só depois que ela aprende mais sobre si mesma como pessoa, que ela finalmente entende como decifrar esse enigma.

NOTA: 9/10

0 comments: