Navigation Menu

SXSW 2024 | We Strangers

 

Por Victoria Hope

Em 'We Strangers', Rayelle Martin trabalha como faxineira comercial em Gary, Indiana. Ela é travessa, brincalhona e hábil em se adaptar ao ambiente. Um dia, enquanto estava no trabalho, Ray é abordado pelo Dr. Neeraj Patel, um terapeuta que a contrata para trabalhar como governanta. Quem vai dizer não ao dinheiro extra? Não, Ray.

Patel então lhe apresenta outra oferta que ela não pode recusar: um segundo emprego limpando a casa de sua amante. No início, Ray é apenas uma observadora, mas depois, depois de se cansar de ser uma testemunha, ela impulsivamente conta uma pequena mentira: que pode falar com os mortos. Enquanto Ray tenta assumir o controle de sua própria identidade, ela se encontra em uma estranha nova posição de poder.

O primeiro filme de de Anu Valia estreia no SXSW, trazendo uma visão distinta sobre identidade, assimilação e pertencimento de uma década com um olhar único sobre como encontrar o seu lugar no mundo e ao mesmo tempo, ganhar coragem de ser você mesmo em um mundo onde viver de aparências geralmente é celebrado ao invés de abraçar seu verdadeiro 'eu', principalmente onde questões de classe, raça e assimilação entram na trama. 

No filme, o público não necessariamente segue uma história linear e sim tem uma experiência sensorial e se tornam observadores, assim como a própria protagonista, que vê a vida passando, observa as relações entre as pessoas ao seu redor e tenta se assimilar de alguma forma.

Muitas pessoas já passaram por esse momentos de assimilação com certeza vão se identificar com diversas das escolhas da personagem. Pode levar um tempo, porém a personagem vai aos poucos descobrir que não existe nada melhor do que ser ela mesma e que mesmo que ela ganhe alguma compensação financeira em viver uma farsa, no fim das contas, é a família e os amigos dela que vão estar com ela até o fim, nas alegrias e tristezas.

Tem uma belíssima sequência durante 'We Strangers', onde acompanhamos um jogo de sombras na parede, que pessoalmente vi como um dos pontos altos do longa, já que ali, mesmo sem mostrar as duas personagens, da mesma forma conseguimos sentir a intimidade que aquele diálogo passa. Kirby está absolutamente intrigante no filme e passa muita verdade em seus gestos, em seu olhar e suas falas, o que torna esse projeto ainda mais especial. Talvez a quebra de ritmo e falta de linearidade dos eventos desconcentre alguns expectadores, mas essa é uma pequena gema que vai ser apreciada por quem adora um bom slowburn. 

NOTA: 8.5/10

0 comments: