Por Victoria Hope
American Sons, parte do Spotlight de Documentários, é um filme comovente e emocionante que segue um grupo de veteranos da Marinha enquanto eles trabalham para superar seus traumas passados e lamentam a perda de seu camarada e amigo mais próximo, o Cabo JV Villarreal.
O filme é um mergulho profundo e pessoal nos efeitos duradouros da guerra em nossos veteranos dos EUA. Em sua essência, o filme é uma exploração importante e precisa de fraternidade, resiliência, comunidade e um chamado à ação para garantir que nossos soldados sejam cuidados quando retornam do serviço.
Depois que o cabo Jorge “JV” Villarreal Jr. do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA morreu em outubro de 2010 enquanto servia no Afeganistão, sua irmã mais velha, April Rodriguez, decidiu que sua história deveria continuar viva.
O tema central da história foca na luta que os veteranos enfrentam ao retornar para casa da guerra, como Stress pós-traumático, depressão e também nas pessoas que assim como Jorge, perderam a vida durante durante a guerra.
O documentário joga luz para os sentimentos dos familiares e como seguir em frente após perdas tão grandes e um dos maiores pontos fortes do filme é sua capacidade de humanizar seus temas. Os cineastas fizeram um excelente trabalho ao capturar as personalidades e lutas individuais de cada fuzileiro naval. Isso permite que o público se conecte com eles em um nível mais profundo e entenda seus desafios.
Outro ponto forte do filme é sua representação honesta e sem adornos das lutas que os veteranos enfrentam. O filme não evita os aspectos difíceis, pois em vez disso, ele os enfrenta de frente e oferece uma visão realista dos desafios que os veteranos enfrentam ao retornar para casa.
NOTA: 8.5/10