Navigation Menu

Camp Fashion: Conheça um dos estilos mais extravagantes e irreverentes da moda


Por Victoria Hope

Nessa semana, a moda camp voltou com força total durante o MET Gala, evento considerado o "Oscar da Moda" que acontece anualmente no museu MET de Arte em Nova York, onde celebridades de Hollywood são convidadas para uma noite com muita música, desfiles e exposições de arte.

Esse ano, diversas convidados apostaram em looks divertidos, chocantes e irreverentes, mas muitos fãs que não possuem tanta vivência do meio da moda se sentiram confusos com o tema Camp: Notes of Fashion, então pensando nisso, criamos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre esse estilo!

CAMP pode significar muitas coisas em diversas línguas, mas quando falamos em moda, o termo surgiu em duas vertentes: Na França, CAMP significa posar de uma forma exagerada, enquanto na Inglaterra, o termo é uma gíria usada para descrever homens gays que são afeminados e usam visuais espalhafatosos.

A moda Camp surgiu dentro do meio LGBT marginalizado da época, entre os anos 80 aos 90, onde muitos jovens negros, incluindo gays, lésbicas, trans e drag queens apostavam em uma moda de vanguarda espalhafatosa, cheia de atitude e extravagância. 

Divine, a drag queen que inspirou a bruxa 'Ursula' de Pequena Sereia, era um claro exemplo de Camp / Divulgação

Dentro desse estilo, prezava-se a artificialidade ao natural, a comédia acima da sobriedade e tudo deveria ser bem "over the top"(exagerado). A cultura Drag é o epitome de uma performance
camp, por exemplo, porque Drag é a arte do exagero e performances artísticas.

O Camp é bem poderoso, pois dentro dele, a extravagância e aspecto teatral são obrigatórios e devem sempre estar acima do subjetivo; afinal, de subjetivo, Camp não tem NADA.

Ele também tem o poder de desafiar e destruir convenções impostas pela sociedade sobre o que
é aceitável ou não para cada gênero. Por empoderar a massa LGBT naquela época, ele serviu como uma válvula de escape que renegava todos os padrões adotados pela sociedade.

Falando de forma mais geral, Camp Fashion é a desconstrução de conceitos pré estabelecidos, como papéis de gênero impostos pela sociedade, por exemplo, então o que vale aqui é brincar com o genderbend, passando pelo feminino, masculino e não-binário, brincando com silhuetas, cores e acessórios.


Não poderíamos deixar de falar dos ícones do Ballroom Scene negro, onde aconteciam as performances e batalhas de Voguing nas periferias da cidade. Uma das mais antigas tradições do público LGBT negro, a cena surgiu nos anos 70, trazendo extravagância, muita música e cultura queer às ruas de Paris e simultaneamente, Nova Iorque.

Para quem se interessar mais em buscar pelas origens do ballroom e das batalhas de voguing, recomendamos o documentário Paris Is burning (Disponível na Netflix), que conta a história de como aconteciam essas festas e a importância dela para que o público LGBT ganhasse espaço no mercado e uma forma de se expressar.

Dentro do ballroom, havia todo o tipo de público LGBT, mas um dos principais destaques eram as mulheres trans, conhecidas como as rainhas do voguing, que dentro da cena, eram rainhas absolutas e promoviam noites onde o visual extravagante, opulente e exagerado bem ao estilo realeza da moda eram o dresscode principal.

A série POSE do FX, dirigida por Ryan Murphy (Glee / AHS) também está disponível na Netflix e foi inspirada pelo documentário, explorando a fundo a cultura do ballroom scene.


No cinema, a moda camp também tomou conta em filmes negros como o clássico dos anos 90 "Ricas e Poderosas (BAPS), que trouxe a queridinha Halle Berry para as telas do cinema pela primeira vez.

BAPS celebra a cultura negra da extravagância e opulência, onde duas personagens nada em comum que trabalham como garçonetes viajam juntas até Los Angeles para melhorar de vida, quando encontram um milionário da cidade que transforma completamente suas vidas.

Agora riquíssimas, elas realizamo sonho de se vestir de forma espalhafatosa, opulente e exagerada, um sonho comum entre jovens negras norte americanas periféricas.

O filme é hilário e mostra como a cultura negra norte americana influencia até hoje o mundo da moda, design e cinema, principalmente porque apesar de no filme as BAPS serem vistas como chacota na cidade, aos poucos lançam tendências que em breve seriam copiadas por todas as mulheres da alta sociedade e na vida real, o filme também serviu de inspiração para criação de marcas de vanguarda como Moschino entre outras.


Um dos maiores ícones da moda Camp que conhecemos é o cantor britânico Elton John, ícone do rock nos anos 70, que até hoje é conhecido por sua irreverência e looks espalhafatosos.

Aliás, é maravilhoso ver que sua história será contada esse ano no cinema, em "Rocketman" (estreia dia 30 de maio), principalmente por conta da indústria estar em seu melhor momento para biopics, sem contar também que Elton ainda está vivo até hoje para poder acompanhar a produção do filme inspirado em sua vida.

Elton foi um grande amigo de Freddie Mercury e tanto ele quanto os outros membros do Queen, além de personalidades LGBT da época participavam de famosas festas onde CAMP era a regra, então é interessante ver como essa moda fez parte não apenas do universo fashion, como também inspirou o universo da música.


Falando em música, uma das grandes sucessoras de vanguarda camp na música foi sem dúvidas a cantora Bjork. Com seus looks espalhafatosos e chocantes, além de estilo sonoro experimental, a islandesa sempre foi uma mulher a frente de seu tempo, chegando até mesmo a ganhar um Oscar por sua performance em "Dançando no Escuro".

O mais curioso é que Bjork não chocava apenas artisticamente, mas sua vida também foi palco de inúmeras polêmicas, sendo estas, segundo a artista, uma de suas maiores munições para criar arte e música.


O terceiro lugar de ícones modernos do camp fashion na música pode ser dividido entre Lady Gaga e Katy Perry. As duas artistas são verdadeiras performers quando se fala em looks, porém, entre as duas da nova geração, Gaga é ainda mais focada no aspecto de glamour chocante e hilário de vanguarda, acompanhado não apenas de looks, mas também em performances cômicas, extravagantes e ultra elaboradas.

Katy por outro lado começou a apostar mais no estilo de vanguarda em seus clipes a partir da fase "Bon Appetit' e a partir daí não parou, seguindo o estilo de vanguarda até mesmo no seu dia a dia, além do cenário de shows e eventos públicos.


Para fechar com chave de ouro,  no mundo da moda, várias marcas apostam até hoje no camp fashion, principalmente para as semanas de moda mais badaladas do mundo. Algumas das principais marcas que seguem o estilo avant gardesão: Moschino (após Jeremy Scott ter assumido a marca),  Commes Des Garçons de Rei Kawakubo, Viktor e Rolf, Thierry Mugler, Elsa Schiaparelli, Jean-Paul Gaultier e Thom Browne.

Se lembra aqueles looks super elaborados de passarela que parecem ter saído diretamente do Capitol de Jogos Vorazes? Esses sim são chamados de camp fashion e hoje tomam forma até mesmo de protesto nas mãos de estilistas como o brasileiro Ronaldo Fraga ou a grife Amapô.

0 comments: