Navigation Menu

CCSP promove programação especial durante Virada Cultural


Por Victoria Hope

Já está se preparando para uma das semanas mais culturais do mês? A Virada Cultural acontece nos dias 18 e 19 de maio em São Paulo e nesse ano a cidade vai promover ainda mais atividades pelo centro da cidade.

O CCSP é um dos pontos de encontro da Virada Cultural, evento da Prefeitura da Cidade de São Paulo que busca promover a convivência em espaços públicos, convidando a população a se apropriar da cidade por meio da arte e de suas manifestações e o local planejou diversas atividades para os visitantes que passarem pelo centro cultural na semana da virada.

Sejam filmes, peças de teatro ou shows com bandas de diversos gêneros musicais, existem opções para todos os gostos e a melhor parte é que a programação é inteiramente gratuita.

Cinema


Virada Tarantino
de 17 a 19/5, sexta a domingo – a partir das 15h – livre – Sala Lima Barreto

Maratona de filmes do diretor Quentin Tarantino, incluindo a versão integral de Kill Bill em 35mm.

Performance


Lavoura
dia 18/5, sábado, às 18h – 8h – livre – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)

Na Praça das Bibliotecas, o artista Tiago Sant’Anna compõe cópias em gesso de canas-de-açúcar, um dos principais produtos explorados pelo sistema de colonização no Brasil, com a ideia de criar um “fóssil” durante a performance de longa duração.

Cinema


Virada Megalobox
dias 18 e 19/5, sábado e domingo – a partir das 18h – livre – Sala Paulo Emilio Salles Gomes

Confira a nova animação japonesa sensação do momento, de Yo Moriyama, considerada a Cowboy Bebop da geração millennials.

Artes visuais


Augusto de Campos e Cid Campos – Poesia é Risco
dia 18/5, sábado, às 20h – 120min – Sala Lima Barreto

Intervenção visual com poemas projetados na fachada do CCSP e espetáculo multimídia na sala de cinema Lima Barreto homenageiam um dos fundadores da poesia concreta, Augusto de Campos, que, juntamente com Décio Pignatari e Haroldo de Campos, é protagonista da maior virada poética no mundo.

Música


Outros Barato: Rodrigo Brandão + Azymuth
dia 18/5, sábado, às 18h – 90min – livre – Sala Adoniran Barbosa

O projeto falado de Rodrigo Brandão recebe o mítico trio instrumental Azymuth para uma apresentação especial para a Virada, que conta também com as participações de Rodrigo Carneiro, Guilherme Granado, dentre outros.

Moda / dança


FLESHION!
Fleshion [aparências]
dias 18/5, sábado, às 20h – 60min – livre – Piso Flávio de Carvalho

Performance coordenada pela coreógrafa Thelma Bonavita, que navega entre as fronteiras do corpo e da moda em constante fricção, a partir do toque, especulando também noções de tempo.

Moda



ENEGRECÍDIO + Próloga
dia 18/5, sábado, às 20h – 240min – livre – Piso Flávio de Carvalho

Performance que subverte a subjetividade do consciente coletivo sobre corpos e vestimentas, pesquisa sobre a profundidade da imagem para além do que somos capazes de ver.

Dança


Sambada de Reis
dias 18 e 19/5, sábado, às 21h, e domingo, às 11h – 60min – livre – Área de Convivência

Ao som de instrumentos típicos, folgazões comemoram o grande baile oferecido pelo Capitão Marinho com brincadores que se unem à festa compondo variados desenhos coreográficos e jogos ritmados, bonecos gigantes e figuras mascaradas como o “soldado da gurita”, “mateus”, o “mané pequenino”, a “margarida” e o “boi”.

Teatro


Virada Cena Trans
dia 18/5, sábado, às 21h – 50min – 14 anos – Espaço Cênico Ademar Guerra

Artistas trans de destaque nas diversas artes do corpo apresentam um espetáculo que transita entre música, performance, teatro e audiovisual.
Direção e dramaturgia: Ave Terrena Alves – elenco: Aretha Sadick, Erika Hilton, Leona Jhovs, Neon Cunha, PamkaPauli – vídeos e produção audiovisual: Nu Abe

Ação cultural


Produção Coletiva de Mural Lambe-Lambe
dia 18/5, sábado, às 23h – 180min – livre – Folhetaria

Intervenção artística com o artista Cesar Gabriotti, que propõe a utilização de duas técnicas de produção de lambe- lambe: a fotografia e o estêncil.

Erick Jay e DJ Typá
dia 18/5, sábado, às 23h – 120min – livre – Jardim Eurico Prado Lopes (rampa de acesso ao metrô)

Erick Jay e a DJ Typá transformam a rampa de acesso do metrô Vergueiro em pista de dança na noite de sábado para seu repertório de hip hop, seguido de uma conversa sobre música e a cultura das pick-ups.

Xilotekoa – Histórias Encantadas da Aldeia
dia 19/5, domingo, às 10h – 180min – livre – Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

Com o Coletivo Tenonderã Ayvu, a atividade realizada no Jardim Suspenso do CCSP propõe uma experiência de desenho e xilogravura com temáticas baseadas em histórias contadas pelos xeramoi (lideranças espirituais Guarani Mbya)

Workshop Estêncil & Estampa
dia 19/5, domingo, às 14h – 240min – livre – Jardim Suspenso (lado 23 de Maio) e Folhetaria

A artista Mônica Nador (do Jardim Miriam Arte Clube, o JAMAC) convida o público para a atividade Estêncil & Estampa, oficina de desenho e pintura em estêncil nos espaços da Horta Colaborativa e da Folhetaria.

Música



Quartabê + Luiza Lian + Alessandra Leão + Ava Rocha
dia 19/5, domingo, às 0h – 90min – livre – Sala Adoniran Barbosa

Algumas das principais autoras da música brasileira contemporânea se apresentam na madrugada do sábado para o domingo da Virada Cultural do CCSP: o grupo Quartabê (com seu disco Lição #2: Dorival); Luiza Lian; Alessandra Leão e Ava Rocha (com seu álbum Trança). O show termina com uma inédita apresentação coletiva das artistas.

Cinema


Deuses e Monstros do Japão | Virada Phenomena 2019
dia 19/5, domingo – a partir da 0h – livre – Espaço Cênico Ademar Guerra

Maratona que começa madrugada adentro, com mais de 20 horas do mais estranho e formidável cinema japonês, no extraordinário espaço Ademar Guerra, no porão do CCSP, ambientado especialmente para a Virada.

0 comments: