Navigation Menu

Expo CIEE 2019 | Gamificação e cursos de jogos fazem sucesso entre visitantes


Por Victoria Hope

Com foco no mercado de trabalho para alunos que estão ingressando nas universidades brasileiras, a  Expo CIEE, maior evento estudantil da América Latina, acontece nessa semana em São Paulo, na
Bienal do Parque Ibirapuera, com entrada gratuita.

Pela primeira vez, a Expo traz uma Game Station com diversos consoles, que vão desde o PlayStation até o clássico Atari, em um espaço onde os visitantes podem se divertir e conhecer um pouco mais sobre o universo dos games.

Além disso, cursos de jogos e foco no cultura pop foram destaque do evento nesse ano, incluindo cosplayers em estandes voltados à escolas como a SAGA reconhecida como uma das maiores escolas de ilustração e desenvolvimento de jogos, além de lives ao vivo com ilustradores que desenhavam em tempo real no estande da escola Rivers, por exemplo.

Conversamos com alguns dos visitantes e muitos deles demonstraram interesse na área de desenvolvimento de jogos além de ilustração, principalmente os estudantes que sonham em abrir um canal de youtube para promover gameplays, sem contar que muitos dos interessados
na área desejam investir em uma carreira no mundo dos jogos.

Alguns dos nossos entrevistados se divertindo na feira com um dos ícones da cultura pop
Com o público de 14 a 25 anos, o evento também apostou na gamificação e ferramentas como óculos VR ou tablets para que os próprios visitantes pudessem ter uma experiência mais imersiva relacionada as empresas que ofereciam vagas de estágio. 

São cerca de 10 mil vagas de estágio disponíveis na feira esse ano, desde a área da gastronomia a cinema e engenharia, além de saúde e marketing digital. Ainda também houve espaço para que empreendedores reconhecidos do mercado conversassem em palestras ou bate-papos com alunos que desejam abrir o próprio negócio.

Aplicativos com foco em bolsas estudantis também foram destaque na feira 
Além dos visitantes ficarem por dentro das principais novidades sobre o mercado de trabalho, a EXPO CIEE desse ano também promove o CIEE Lab, um espaço dedicado ao universo das startups com curadoria da FAAP, IBM e Voe sem Asas, onde estudantes podem acompanhar diversos conteúdos exclusivos e palestras sobre empreendedorismo, além da segunda edição do Hackathon do evento, patrocinado dessa vez pela InovaBRA.

Empreendedores de algumas das maiores empresas nacionais bateram um papo com os estudantes
Com muitas dúvidas sobre como abrir o próprio negócio, os estudantes dessa edição demonstraram  interesse em empreender desde cedo e apostar nas próprias empresas, mas é claro que os profissionais da área puderam passar alguns insights  de mercado para os visitantes, explicando algumas das dificuldades de se empreender e reforçando a necessidade de apostar também no ensino superior para que estes alunos se aprimorem cada vez mais.

Escape 60 foi um dos estandes mais aguardados do evento
O Escape 60 também marcou presença nessa edição, promovendo um dos espaços mais concorridos do evento, com filas de espera de até uma hora. Para quem visitar a feira nesse fim de semana, vale a pena tentar ficar nessa fila primeiro para garantir a participação no escape.

Óculos VR permitem que alunos tenham uma experiência mais divertida e imersiva 
Uma das grandes apostas de estandes universitários foram os óculos VR, que também seguiram o esquema de gamificação, possibilitando estudantes a fazer passeios virtuais pelos campi e particpar de pequenas missões pelo computador.

Visitantes fazem fila para ter a chance de conversar com alguns dos promotores da Panini
Estandes como o da Panini, incentivaram os jovens à leitura, trazendo diversos quadrinhos para alunos, além de oferecer oportunidades de estágio dentro da própria editora para estudantes apaixonados pelo mercado editorial.

Um dos destaques do estande foi A Turma da Mônica Jovem, um dos títulos favoritos e mais procurados entre os adolescentes que visitaram a expo, além de Dragon Ball entre outros mangás queridinhos entre o público otaku.

O estande do Playstation tem filas de até 45 minutos, então vale tentar vir aqui primeiro no final de semana
A ação  concorridíssima “Playstation na Estrada”, trouxe um caminhão, equipado com cinco estações de jogos e mais uma área de óculos de realidade virtual, onde é possível testar os jogos VR Worlds, PES 2019,Spider Man, Horizon Chase, GT Sport e Spyro.

Daniel Rivers, Fundador e professor de design de jogos na Escola Rivers
 Durante o evento, conversamos com Daniel Rivers, o fundador e professor da Escola Rivers, um espaço dedicado à criação de arte, desenvolvimento de jogos e modelagem 3D. Com um pensamento diferenciado de ensino, o fundador da escola afirma que a proposta do formato é trazer segurança total para os alunos quando iniciarem no mercado de trabalho.

Além da grade variedade no quadro de cursos, Daniel conta que os alunos da River sempre tem chance de ministrar seus próprios Workshops e Palestras dentro da Rivers, além de também ganharem oportunidade de expor seus próprios trabalhos em eventos como a Expo CIEE.

Nayara Trevizan, designer gráfica e aluna da Escola Rivers, participando da live no evento
Entre os cursos oferecidos pela Escola Rivers, é possível encontrar disciplinas como Branding e Identidade Visual, Direção de Arte, Animação 2D e 3D e VFX, Desenvolvimento de Games, Web
Modelagem, além de Escultura e Pintura Digital. Para mais informações sobre worskshops e cursos, acesse: http://escolarivers.com.br


Seguindo a ideia da gamificação, que é um dos pontos mais altos dessa edição, estandes de universidades apostaram em jogos e pequenas missões digitais para que visitantes pudessem não apenas participar ativamente dos estandes, como também conhecer os cursos e de quebra, ganhar brindes e prêmios como tablets, celulares e até ingressos para cinema.

Cosplayers de Batman e Hera Venenosa recepcionaram visitantes para sessão de fotos na saga
Para fechar com chave de ouro, a Escola Saga, reconhecida como uma das maiores escolas de desenvolvimento de jogos do Brasil também marcou presença nessa edição da Expo CIEE, trazendo cosplayers para promover o espaço da escola além de também promover Meet & Greet com o dublador premiado Márcio Seixas, reconhecido no Brasil por seu trabalho de dublagem em animações, jogos e filmes, além de ser a voz por trás do Batman na animação clássica.

Serviço: 

22ª Edição Expo CIEE 2019

Dias: 23, 24 e 25 de maio

Horário: 09h às 19h

Local: Bienal do Parque Ibirapuera.

As inscrições podem ser feitas através do site: http://www.expociee.com.br

0 comments: