Navigation Menu

Cabíria Festival estreia em São Paulo e anuncia vencedoras de cinco premiações

 

Por Victoria Hope

A noite de abertura da quarta edição do Cabíria Festival Audiovisual, na noite de ontem 27, marcou a estreia do evento em São Paulo, no Circuito Spcine do Centro Cultural São Paulo, e o sucesso do formato híbrido - presencial e online -, adotado pela primeira vez. Este ano, o Circuito Spcine CCSP, sede das atividades presenciais entre 27 e 30 de julho, recebeu a cerimônia que deu início ao festival, assim como o anúncio das cinco premiações, entre elas o 7º Cabíria Prêmio de Roteiro. Já a plataforma Cardume e as redes sociais serão o palco da programação online, que se estende até 3 de agosto.

As organizadoras, Marília Nogueira e Vânia Matos, comentaram sobre os destaques da edição que tem como tema “Entre o Fetiche e o Feitiço”, e a palavra- conceito “Feiticismo” que norteou a curadoria feita pelas jornalistas e pesquisadoras Mariana Queen Nwabasili e Lorenna Montenegro. Também destacaram o longa-metragem homenageado: “Feminino Plural”, de Vera de Figueiredo, exibido aos convidados e em sessão aberta ao público. A produção segue até o final do festival, em 3 de agosto, na plataforma Cardume para espectadores de todo o Brasil. Por fim, foram anunciadas as premiadas desta edição. 

As primeiras vencedoras conhecidas foram as premiadas pelos parceiros: o Prêmio Selo Elas – Cabíria – Telecine, que oferece uma consultoria com especialistas das equipes Elo Company e Telecine. O Prêmio Parafernalha Cabíria, dedicado a roteiros de esquete de humor, e que premiou três roteiros com um contrato de produção e veiculação no Canal Parafernalha. O Prêmio Cardume Cabíria, em conjunto com a plataforma de streaming Cardume, selecionou três roteiristas para receber consultoria para desenvolvimento de roteiros de curtas-metragens. E, por fim, o ABRA 40+, que concedeu duas mentorias com renomadas profissionais associadas à ABRA.

Em seguida, a premiação principal da noite: o 7º Cabíria Prêmio de Roteiro, dedicado exclusivamente a celebrar roteiros de longa-metragem de ficção. A produção vencedora foi “Deise”, de Stefani Mota (SP), que levou para casa o Troféu Cabíria e passa a integrar a cobiçada Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição de promoção do audiovisual brasileiro, representada na cerimônia por sua diretora executiva, Josephine Bourgois. Além da primeira colocada, também foram anunciadas as produções que ficaram em 2º e em 3º lugar, além de menções honrosas.

Filmes somente são possíveis porque tem gente apaixonada por contar histórias e nós do Cabíria amamos essas figuras! Viva as roteiristas! Agradecemos a todas as inscritas no Cabíria Prêmio de Roteiro, às curadoras, juradas e voluntárias”, disse Marília Nogueira.

As organizadoras agradeceram também à Spcine – patrocinadora do festival – e aos parceiros da edição deste ano: Embaixada da França, Goethe-Institut Rio de Janeiro, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, e apoios do Cardume Curtas, CCSP, Canal Curta, Hysteria, Webedia, Parafernalha, Globo, Elo Company, Selo Elas, ABRA, Final Draft, Instituto Dona de Si, Série Lab, FRAPA, Rota Festival, Embaúba Filmes, Etc Filmes, Imprensa Mahon e Revista Piauí.

AS PREMIADAS

PRÊMIO CABÍRIA DE ROTEIRO

1º lugar + TALENTO PARADISO: “Deise”, de Stefani Mota (SP) 

2º lugar: Vedetes do Subúrbio”, de Natara Ney, Luisa Arraes e Janaina Fischer (PE, RJ, SP)

3º lugar:Minha Herança Não Será A Tua”, de Thaís Olivier (MG)

Menções Honrosas:

A Festa da Benzedeira”, de Tamires Tertuliano e William de Oliveira (PR)

Gente de Bem”, de Cíntia Domit Bittar (SC)

PRÊMIO SELO ELAS - CABÍRIA TELECINE

O Selo Elas é uma iniciativa da ELO Company para fomento de longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres. E o Telecine é um grande parceiro do cinema brasileiro. Em 2020, foi criado o Prêmio Selo ELAS - Cabíria Telecine. Nesta terceira edição, configura-se como prêmio adicional para um projeto finalista de longa-metragem do Cabíria LAB, que receberá uma Consultoria em Desenvolvimento, Produção e Distribuição com especialistas das equipes Elo Company e do Telecine.

Roteiro premiado: “Mares”, de Matheuzza (BA)

PRÊMIO PARAFERNALHA - CABÍRIA

Em parceria inédita, o Cabíria Festival e o Parafernalha realizam o Prêmio com o objetivo de estimular roteiristas a criarem esquetes de humor com protagonismo feminino. Os roteiros premiados serão contratados, produzidos e licenciados pelo Canal Parafernalha.

1º Lugar - “Pontos” de Erika Ferreira (SP) 

2º Lugar - “Encontro” de Vera Sampaio (SP)

3º Lugar - “Novo Usuário” de Vera Sampaio (SP)

PRÊMIO CARDUME CABÍRIA 

A Cardume, plataforma de streaming de curtas, tem como missão impulsionar o cenário do audiovisual independente de curta-metragem. O Prêmio Cardume-Cabíria é dedicado a argumentos de curtas de autoria e protagonismo de mulheres. São três histórias que recebem um prêmio impulso em dinheiro e uma consultoria com a roteirista e diretora Mariani Ferreira.

1º Lugar - “Caracóis” de Beatriz Lobo e Paula Weiss (RJ)

2º Lugar - “Partilhar o Sonho” de Michele Seints e Ossaiê dos Santos Mostachio (SP)

3º Lugar - “Mareal ” de Anne Salles (RJ)

PRÊMIO ABRA 40+

Através da curadoria do Comitê de Mulheres e Gênero da Associação Brasileira de Roteiristas e Autores, o prêmio concede uma mentoria com renomadas profissionais associadas à ABRA. Os roteiros selecionados foram:

“Uma Entre Tantas Marias” de Paula Fabiana, Letícia Simões e Flávia Vieira

“Vedetes do Subúrbio” de Natara Ney, Luisa Arraes e Janaina Fischer.

0 comments: