Navigation Menu

Perifacon 2022 brilha em edição presencial na Fábrica de Cultura da Brasilândia

 

Por Victoria Hope

Um dos eventos mais aguardados do ano, a Perifacon, finalmente teve seu retorno triunfal em edição presencial na Fábrica de Cultura da Brasilândia em São Paulo. Com o espaço completamente lotado, a Comic Con das favelas, aconteceu nesse domingo (31), com uma programação mais do que especial recheada de atrações para todos os públicos.

Além do tradicional Beco dos Artistas, expoente de atores nacionais, que contou com diversos artistas nacionais, a Perifacon também trouxe um espaço de Exposição com trabalhos de artistas como Load Comics e Loud, além de ilustradores como Jéssica Goés, Partes_Art, Lupino, Bennê Oliveira e muito mais. 

Entre os destaques da programação, o público conferiu um painel sobre o novo seriado "Turma da Mônica" e outras séries e filmes que serão produzidos com os personagens de Mauricio de Sousa,  com participação de Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções.

Perifacon lotada de apaixonados por cultura pop nesse domingo

Logo em seguida, visitantes puderam acompanhar um painel em que produtores e animadores comentaram sobre uma nova série animada do Menino Maluquinho que será lançada pela Netflix e pra fechar a programação sobre desenhos animados,  Zé Brandão, criador de "Irmão do Jorel", bateu um papo sobre o mercado de animações no Brasil. 

Atrações para todos os gostos não faltaram no lado externo do evento, como por exemplo, a distribuição de pôsteres de super heróis gratuitos para toda a criançada e todos os visitantes, bate papos no palco, concurso cosplay, campeonato de games na Arena Gamer e shows de rap e hip-hop, com presença da cantora vencedora do Grammy Latino, Bivolt


Lyv. X fez parte do Beco dos Artistas ao lado de muitos nomes da arte independente

O Beco dos Artistas, área que é considerada o coração dos eventos geek, esteve repleta de artistas, principalmente negros nos corredores, outra raridade, já que em eventos mais tradicionais ao longo dos anos, a presença negra era quase nula, mas eventos como Perifacon brilham a trazer os holofotes para artistas tão incríveis, prezando pela diversidade que o mercado artístico tanto precisa. 


Família curtindo uma das ativações do evento

Outro grande acerto da Perifacon nessa edição foi a adição de ativações temáticas como o trono de Game of Thrones, além do próprio logo do evento para fotos. Levar cenários instagramáveis para eventos tem sido uma das atrações favoritas das famílias e visitantes de todos os eventos. Conversando com visitantes, nossa equipe notou que o público adorou as novidades e pedem por mais cenários assim para fotos em edições futuras.


Uma das editoras independentes que marcou presença na área de Editoras

Mais uma vez, a representatividade foi o foco principal negra foi um dos principais focos na sessão de Editoras, que contou não apenas  com selos tradicionais como Aleph, Companhia das Letras Chiaroscuro, também trouxe editoras com foco em afrofuturismo e representatividade negra na literatura, como no caso da Literua.


Cosplayers arrasando na Perifacon

É claro que cosplayers não faltaram andando pelos corredores do evento nesse domingo. Era possível encontrar personagens de diversas mídias, desde Pantera Negra à Batman, Genshin Impact, Piratas do Caribe entre outros. Uma das ações do evento para prestigiar os cosplayers, foi a criação do vestiário cosplay com enormes espelhos, onde competidores do concurso e cosplayers casuais que andavam pelo evento, podiam dar uma pausa para se vestir e fazer ajustes em seus cosplays. 


Uma das palestras do palco principal

Enquanto a programação do evento rolava, o palco também recebeu convidados para palestras ou praticamente workshops relacionados ao mercado de trabalho com foco em empregos voltados a área principalmente de games, que se tornou uma das profissões dos sonhos de muitas crianças, adolescentes e adultos da periferia, que sonham em se tornar pro-gamers na área de streaming de jogos.  


Kayque Fioré é um autor independente que visitou a Perifacon pela primeira vez

Artistas e autores independentes também passaram pelo evento, como no caso de Kayque Fiore, autor de Os Furiosos: Filhos da Sibéria. Para ele, estar nesse evento que respira cultura pop pela primeira vez foi uma experiência incrível, já que ele fez diversas amizades na Perifacon e pôde também apresentar seu próprio projeto indie para que mais pessoas conheçam seu trabalho. 


Restaurantes na area de alimentação

Visitantes não pouparam elogios para todas as opções de alimentação disponíveis no evento. Além do espaço bem espaçado entre os restaurantes, havia opções para todos os gostos, desde comida vegana a comida fit, hamburguer e batata frita, crepes, doces e muito mais, tudo a um preço mais acessível do que geralmente é praticado em eventos, outra questão apontada por quem passou por lá nesse domingo.


Dicas do Giro Perifacon

Outra novidade bem legal da Perifacon foi o Giro Perifa, um programa especial que passava de hora em hora no telão do palco principal com diversos influencers, desde área de games à otaku, séries e filmes e quadrinhos, com diversas dicas de obras incríveis e diversas para o público conhecer.  Passaram pelo telão, nomes como Guto Cronosfera, a streamer de games Lahgolas, os especialistas em quadrinhos Load Comics e Vinha e pra fechar, a influencer de entretenimento, Maíra Medeiros


Apresentadora Thais Hern ao lado de competidora do Concurso Cosplay

E pra fechar nossa cobertura, o aguardado Concurso Cosplay, que contou com a participação de 10 candidatos que inicialmente venceram a competição online para depois participarem da edição presencial do evento. Foram diversos personagens incríveis, com presença de cosplayers de várias regiões da cidade, além de contar também com jurados como Patti Maionese, Moo Chan (Omelete) e Iago Garcez, cosplayer de Will Smith há mais de seis anos. Agora ficamos por aqui, nos vemos na próxima edição da Perifacon!

0 comments: