Navigation Menu

Anime Friends | Domingo

10/0/2022

Por Victoria Hope

E chegamos ao último dia do maior evento de cultura asiática do Brasil! De 8 a 10 de dezembro, o Anhembi tremeu com um público record de visitantes e muitas novidades para fãs de anime, mangá e games.

Além de contar com diversos estandes temáticos esse ano, o evento também focou em ativações interativas diferentes, como por exemplo, uma moto de Akira no estande da JBC, um novo espaço onde as pessoas poderiam batalhar utilizando a tecnologia VR e também a volta da tradicional batalha campal, onde participantes podem se tornar verdadeiros cavaleiros modernos com espadas de espuma.

Nesse domingo, os visitantes puderam conferir na programação, um encontro com A1, autora do mangá boys love On and Off, shows de Danger 3, One and Only e Baby Beard, além de painéis com a editora Pipoca e Nanquim, um papo sobre comédias românticas através dos tempos no palco Anime, além da final do concurso cosplay. 

Confira os highlights desse domingo


Além de promover o encontro com a escritora boys love, A1 para fãs de seu mangá On or Off, a New Pop trouxe pela primeira vez ao evento, a nova versão das edições definitivas da coleção do mestre do horror Junji Ito. Também levaram ao evento o concorrido e aguardado volume  1 de Mo Dao Zu Shi, obra favorita dos fãs de manwhas BL chineses.

Arena Kpop teve dois dias recheados de programação

Além de promoverem diversos concursos de danças e performances de grupos cover de K-Pop nacionais, a Arena K-Pop do Anime Friends contou também com influenciadores do gênero, ensaios de boy groups internacionais que fizeram show no evento e um papo com influenciadores da onda hallyu, que nada mais é do que a tendência de fãs da cultura pop coreana.

Tokusatsu Brasil também retornou ao evento

É claro que a programação voltada a fãs de Tokusatsu não faltaram. Além dos bate-papos entre elencos de Jaspion no Auditório Ultra, apaixonados pelo gênero puderam visitar o espaço especial voltado a cultura Tokusatsu, que novamente trouxe seu acervo com um mini museu de capacetes e uniformes dos clássicos japoneseds, além de também promoverem a exibição de episódios em tela ao longo do evento.

Meet & Greet com Baby Beard

Além do úlrimo Met & Greet com fãs, incluindo o momento hilário que um cosplayer da própria Lady Beard apareceu para tirar foto com o grupo, a Baby Beard esbanjou simpatia com os fãs antes do show mais aguardado desse domingo, cantando hits e duas músicas inéditas nunca performadas ao vivo antes da pandemia.

Produtos importados também foram encontrados pelos corredores

Para quem não mora em São Paulo, sabe a dificuldade em encontrar variedade de produtos japoneses importados, então muitos otakus que vieram de caravanas, aproveitaram a oportunidade para adquirir produtos japoneses originais em bancas como a Komape, além de também aproveitarem a oportunidade para passar pelos corredores com mais de centenas de opções de produtos otakus, desde touquinhas a cosplays, camisetas, acessórios e muito mais.

Um dos estúdios do evento para cosplayers ficou por conta da Cosplay Brasil

Seguindo a tradição, dois estúdios dedicados à fotografia cosplay marcaram presença no evento, sendo estes a Cosplay Brasil, organizada pela primeira comunidade cosplayer nacional desde os anos 90 e a mais nova, porém tão incrível quanto, Cos+UP. Ambos espaços traziam ofertas exclusivas, além das fotos completamente gratuitas, o espaço da Milky Cos Help, dentro do Cosplay Brasil, oferece reparos e estilizações aos cosplayers que passaram pelo lugar, enquanto o Cos+Up, oferecia a oportunidade única da revelação de fotos na hora. 

Espaço de jogos de mesa da COPAG

E para os apaixonados por card games, o espaço da COPAG trouxe diversos jogos além de uma arena especial com mesas recheadas de games originais, além de jogos de tabuleiro inspirados em obras licenciadas. Ao longo do evento, diversas famílias passaram por lá para relaxar e jogar cartas e dados, mas vale a sugestão de que em próximas edições, tragam também jogos de RPG e um espaço para montagem de campanhas.

Dakikurumas são a paixão nacional dos otakus

Você sabe o que são dakikurumas? São esses travesseiros temáticos de personagens favoritos de diversas sagas. No evento, diversas lojinhas trouxeram a opção e algumas trouxeram opções de até mesmo um metro de comprimento! Pelo evento, foi possível ver o choque de gerações de diversos otakus, desde a antiga geração, com seus plushs e amigurumis, à geração mais nova que levam seus dakis para todos os lados pelo evento. 

Crunchyroll também deixou sua marca no evento

Dona do maior estande dessa edição do Anime Friends, a Crunchyroll, serviço de assinaturas de anime, não apenas trouxe mais de oito cenários temáticos instagramáveis, promovendo séries disponíveis no catálogo, como também trouxe diversas atividades interativas, como um quadro de recados post-it para que todos os visitantes deixassem um recadinho, trouxeram brindes para assinantes e também levaram ao evento, um mini museu que contava a história da criação da mascote do streaming desde a sua concepção até o formato do logo de hoje. 


E para fechar o evento com chave de ouro, nada como passar em mais um dos Maid Cafes do evento para repor as energias. Nesse domingo, as filas estavam levado cerca de uma a duas horas. Pensando nisso, o Sugar Club Maid fez um sistema rotativo entre seus butlers e mais para que todos pudessem atender ao público. Um dos diferenciais do grupo, são os produtos temáticos estilo 'idol' que podem ser encontrados, como prints, fotos autografadas e ensaios exclusivos das mais e butlers. 

Em seus mais de dez anos de evento, o Anime Friends mostrou que ainda tem muito a mostrar e que está preparado para receber um novo público, mas ainda há um longo caminho pela frente. Entre shows de rap, K-pop e J-Rock, deixou ainda mais a impressão do choque cultural entre as duas gerações muito diferentes de otakus presentes. Vale a pena renovar ainda mais a programação e trazer cada vez mais atividades novas que saiam da mesmice e isso o evento fez com primor, ainda que com certa timidez. Até ano que vem! Nos vemos no próximo ano para mais uma cobertura!

0 comments: