Por Victoria Hope
O filme “Herói da Liberdade” (Emperor), inspirado na jornada de Shields Green, um herói deixado de fora dos livros de história, já está disponível no Brasil, com distribuição da Synapse Distribution. O filme pode ser encontrado nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro tv+ (antigo Claro Now), iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play. Assista ao trailer aqui e confira imagens neste link.
Com Dayo Okeniyi, (Jogos Vorazes) e Bruce Dern - indicado ao Oscar de melhor ator (2014) e melhor ator coadjuvante (1979) - , o filme retrata a história de Shields Green (Okeniyi), um homem descendente da realeza africana que foi escravizado. Ao escapar para lutar pela liberdade, Shields decide juntar-se ao movimento que pregava o fim da escravidão nos Estados Unidos.
No caminho, encontra os abolicionistas Frederick Douglass (Harry Lennix, de “Blacklist”) e John Brown (James Cromwell, de "Succession”). Reunindo sua força ancestral, Green lidera um ataque que resultará na Guerra Civil americana. Dirigido por Mark Amin (“Frida”) e escrito pelo cineasta em parceria com Pat Charles (Sons of Anarchy), o longa tem como um dos produtores o indicado ao Oscar Reginald Hudlin, por ‘Django Livre”.
“O filme conta uma história de escravidão edificante, pois Green fez um sacrifício ao escolher lutar ao invés da possibilidade de poder ter conforto pelo resto da vida. Quero que o público aproveite essa experiência que, mesmo sob circunstâncias terríveis, fez com que os envolvidos se levantassem e lutassem”, conta o diretor.