Navigation Menu

Wondercon 2021 | Papo com Jess Marley, Supervisor de Previs de The Batman

 

Por Victoria Hope

Nesse sábado, a Halon Entertainment, pioneira de efeitos especiais, trouxe à Wondercon @ Home, um painel mais do que especial sobre efeitos visuais de nossos filmes e séries favoritos. Com foco na produção artística, visual e de efeitos especiais do cinema, a equipe trouxe diversos projetos que já fizeram parte da label e alguns novos que ainda serão lançados em breve. 

Para quem não conhece a Halon, ela é responsável por dar vida à filmes como Avatar, The Batman, Free Guy, The Suicide Squad e muitos outros projetos incríveis, que exploram esse universo de efeitos visuais para além dos telões de LED. 

Nossa equipe teve a oportunidade de entrevistar dois nomes da Halon, incluindo Jess Marley, Supervisor de Previs responsável por The Batman, aguardado longa de Matt Reeves para a DC. Durante o papo, conversamos sobre a indústria e maiores inspirações do profissional em sua carreira.


Amélie: If you could define your creative process while creating new visuals, how would it be? 

Jess: Referência. A coisa mais importante é reunir referência antes de iniciar qualquer trabalho. Se não, você vai se perder na terra da sua imaginação, o que pode te custar muito tempo. Logo em seguida, crie recursos e assets para construir seu trabalho. A partir daí, o processo começa a fluir mais rápido, desde, 'vestir' o mundo para que ele combine com a direção que o cliente gostaria de levar, à alteração de materiais, a criação da atmosfera e a luz. Geralmente eu penso em como vai ser o resultado final, ou como ele deveria ser, e penso em como podemos fazer truquezinhos para chegar lá o mais rápido possível. Ter uma biblioteca e templates é sempre bom para começar e tornar a sua vida e a vida de seus colegas artistas mais fácil. Como qualquer coisa no mundo artístico, os últimos 10% de trabalho, são os mais demorados, então, o quão antes você conseguir atingir seus objetivos, melhor. 

Amélie: Como um supervisor de efeitos visuais, quais foram seus maiores desafios em termos de produção? 

Jess: Comunicação. (Dificil) farantir que todos tenham a mesma visão para os resultados. Todo mundo vem de diferentes realidades, diferentes experiências e pensa diferente sobre como realizar tarefas e como essas coisas deveriam ser, mas é por isso que colocar todos na mesma página facilita a eficiência dos resultados. 

Amélie: Você consegue mencionar 3 filmes que te inspiraram a seguir na carreira de efeitos visuais? 

Jess: Essa é difícil. É uma mistura de muitos filmes, séries e quadrinhos que me trouxeram lentamente à esse caminho. Se eu tivesse que escolher três, eu começaria com o Star Wars original. Assisti muito quando era pequeno. O Quinto Elemento também, é difícil de superar e por último, Matrix, que realmente expandiu as possibilidades do 3D e como ideias loucas poderiam ser implementadas na tela. Tem muito mais projetos inspiradores, então escolher só três não é justo.

Amélie: Você poderia falar um pouco sobre The Batman? Como tem sido a experiência? 

Jess: Foi muito legal trabalhar em The Batman. Eu adorei minha experiência, foi um sonho se tornando realidade, ainda mais por eu ser fã dos quadrinhos e dos filmes desde a infância. Trabalhar e planejar as sequências, efeitos e com Matt Reeves e Dan Lemon, foi uma experiência incrível. 

Amélie: O que você mais ama em projetos como Planeta dos Macacos? 

Jess: A atenção aos detalhes no storytelling, mas o mais impressionante foi ver o final de tudo comparado com os resultados iniciais. Eu me lembro de assistir 'War for the Planet Of Apes' nos cinemas e esquecer que os macacos ali eram completamente falsos, é como se seus olhos acreditassem naquilo e vissem vida através dos olhos deles. Nós demos ao WETA, um selo azul e eles capitalizaram isso e conseguiram fazer o filme ser tangível. Foi incrível ver o processo e o quanto eles poliram uma boa história dar vida à performance dos atores e elementos humanos nos personagens (3D) 

Amélie: Três lições que você aprendeu em sua carreira, supervisionando efeitos visuais 

Jess: Planejamento e organização são as chaves. Mas o mais importante, se divirta, você está fazendo um filme! 

0 comments: