Navigation Menu

Momento histórico: Viola Davis se torna a atriz negra mais indicada na história do Oscar

 

Por Victoria Hope

E a diva Viola Davis quebra mais um novo record para atrizes negras na história em 93 anos da premiação. Ao longo dos anos de premiação na academia, muito tem se questionado sobre a representatividade e o fato de que até esse ano, apenas uma atriz negra venceu na categoria de Melhor Atriz, Halle Berry em 2002.

Durante o Festival Sundance desse ano, em um roundtable com diversas diretoras, Halle chegou a relembrar que foi a única a vencer na categoria e como isso é algo que precisa ser corrigido de forma urgente, afinal, são 19 anos desde que uma atriz negra foi premiada nessa categoria.

Voltando ao Oscar 2021, Viola, atriz de 55 anos, recebeu sua quarta indicação na carreira, por seu papel em 'A Voz Suprema do Blues', marcando assim a quebra do recorde de indicações totais que atrizes negras receberam em toda a história de Hollywood., se tornando também, a única atriz negra na história a receber duas indicações à categoria de Melhor Atriz. 

Viola Davis em 'Ma Rainey' / Netflix 

A realização de Viola na categoria de Melhor Atriz, seguida por indicações passadas por Histórias Cruzadas, Dúvida e sua vitória por Fences, a colocam lado a lado com amida de longa data, Octavia Spencer, que recebeu três indicações ao longo de sua carreira, por Estrelas Além do Tempo, a Forma da Água e venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por Histórias Cruzadas

Na história do Oscar,  Whoopi Goldberg ainda continua sendo a única atriz negra a receber mais de uma indicação na categoria de Melhor Atriz, por Cor Púrpura e Ghost, que lhe rendeu um Oscar em 1991. As mudanças na academia definitivamente ocorreram de forma lenta, mas resta torcer para que essa realidade continue a mudar e que mais oportunidades, parafraseando a própria Viola, aconteçam. 

0 comments: