Navigation Menu

[Review] Beau Is Afraid

 


Por Victoria Hope

Estou atrasada, mas finalmente assisti Beau Is Afraid hoje e tenho algumas coisas a dizer sobre esse novo filme do Ari Aster estrelado pelo Joaquin Phoenix. Começo esse texto dizendo que amo Hereditário e Midsommar por motivos diferentes e entendo que alguns deles não são a preferência de todos, mas por ser fã do trabalho do diretor, a expectativa sobre esse novo título já estava no auge. 

Pessoas ansiosas vão se identificar com o protagonista Beau (Phoenix) até certo ponto. Esse filme é basicamente o pesadelo de toda pessoa ansiosa que sente que mundo inteiro está atrás deela, especialmente essa pessoa tem pais narcisistas, mas mesmo com tantas mensagens importantes, Ari poderia ter cortado algumas cenas e encurtado o filme.

Beau is Afraid funciona se você estiver totalmente imerso na fantasia de Beau e investido na trama, porque caso não compre a história, o filme inteiro acaba se tornando arrastando, mas vale ressaltar que duração das cenas é proposital porque a ansiedade é assim: essa sensação de que as horas não passam, tudo continua acontecendo por uma eternidade e de alguma forma Beau não pode fazer nada sobre isso além de continuar experimentando tudo, temendo e esperando pelo pior.

Um excelente videoclipe que representa ansiedade dessa forma, porém mais fácil de entender, aliás é Stronger than Ever do cantor britânico Raleigh Ritchie. Recomendo o vídeo assim que você terminar de assistir Beau. 


Beau Tem Medo / Foto: A24

Quanto à atuação do elenco, Patti Lupone entrega absolutamente tudo e rouba a cena, mas é claro que Joaquin Phoenix está tão excelente quanto! Agora voltando ao filme, essencialmente, Beau is Afraid é o testemunho de uma criança (ou um adulto com uma criança interior não curada), filho de uma mãe narcisista que passa a vida toda seguindo todas essas regras e lentamente vai se perdendo. Em momentos, o filme se assemelha a um longo skit do Eric Andre, ficando cada vez mais caótico com o tempo, com ares de drama e comédia.

Acredito que a própria ideia do título é genial porque no final [SPOILERS] você percebe do que Beau realmente tem medo e seu medo é muito justificado: a mãe dele era um monstro, uma mãe de palco que o usava como ferramenta para ganhar dinheiro. Beau estava se afogando, dissociando-se e precisava desesperadamente de ajuda, então na vida real, quando você vir um amigo que é muito parecido com Beau, ajude-o. Eles precisam disso, de verdade!

Eu não amei Beau Is Afraid e era isso que eu mais temia. Eu queria amar o filme, como grande fã do trabalho criativo de Ari Aster, mas consegui. Também não odiei, gostei da trama em geral, adorei o uso da mistura de mídias e estilos usados e sou defensora ferrenha do cinema enquanto arte abstrata, com estúdios como A24 oferecendo liberdade criativa para seus diretores, mas sinto que Hereditário e Midsommar foram mais sólidos ao meu ver.

NOTA: 7.5/10

0 comments: