Navigation Menu

Cannes 2023 | The Other Laurens

 

Por Victoria Hope

No suspense 'The Other Laurens' (L'Autre Laurens), a pedido de sua sobrinha, um detetive particular especializado em casos extraconjugais se vê investigando a morte suspeita de seu irmão gêmeo, com quem havia cortado relações. 

Ele faz uma viagem para a luxuosa residência de seu falecido irmão, perto da fronteira franco-espanhola, onde os desonestos e de má reputação se reúnem: uma viúva americana desiludida, um ex-piloto de helicóptero da marinha, Hells Angels de meia-idade com sotaque regional, policiais incompetentes rastreando um gitan desaparecido. Esta inexpressiva história de detetive evoca outro par de gêmeos em seu estilo, que mistura os códigos americano e europeu do filme noir.

Na trama, Gabriel Laurens é um detetive particular. Quando sua sobrinha, Jade, pede que ele investigue a morte de seu pai, o detetive deve confrontar os fantasmas de seu passado. Gabriel se vê envolvido em uma estranha investigação que mistura fingimento, fantasia e tráfico de drogas.

Com um humor bem ao estilo 'Irmãos Coen', esse neo-noir apresenta muitas reviravoltas e o tempo todo adiciona ainda mais detalhes ao mistério central, o que faz a curiosidade da audiência aumentar cada vez mais pra tentar descobrir o desfecho dessa investigação e todas as outras subtramas que permeiam a obra. 

Ao longo da história, percebemos como a raiva sem fim dentro de Gabriel é fruto do vazio que ele sente em sua vida. Assim como todo herói noir, ele é inseguro, cínico, tem ódio por ter sido traído por sua namorada o e se culpa pelo passado e por nunca ter feito as pazes com o irmão antes de seu falecimento misterioso. Por conta desse sentimento e de toda essa mágoa, ele mergulha em diversas investigações, principalmente relacionadas à casos extraconjugais.

The Other Laurens triunfa ao descontruir o gênero de investigação visto em filmes dos EUA, subvertendo o gênero completamente a partir do segundo ato da história. Por ser um filme slow-burn, o ritmo pode vir a incomodar algumas pessoas, mas a espera para a resolução de todos esses casos faz tudo valer a pena com um final que é literalmente um soco na cara. 

Nota: 8.5/10

0 comments: