Navigation Menu

SPFW N53 | Sankofa, Santa Resistência

 

Por Victoria Hope

A segunda participante do Projeto Sankofa no SPFW n53 do sábado, foi a Santa Resistência. Marca que também visa a sustentabilidade e trouxe uma coleção baseada na história das Três Graças Brasileiras. O desfile começou com um look inteiro de crochê ton sur ton de verde e um grito da modelo indígena carregado de poder sobre a mensagem que esse desfile quis passar. 

As peças hora fluídas, hora mais constritivas adornavam o corpo das modelos com muitas franjas e babados, sempre em peças com tons mais sóbrios. Volto a repetir que um dos pontos mais altos da SPFW N53 foi a aposta na representatividade tão necessária e extremamente urgente e o ponto alto é notar que a diversidade também esteve presente entre convidados e jornalistas que presenciaram o evento e vale lembrar que me incluo definitivamente nesse perfil. 

Voltando ao tema do desfile, a Santa Resistência trouxe para as passarelas o conceito das três graças, que na mitologia grega chamavam-se Aglaia, Euphrosyne e Thalya, e estavam sempre juntas. Além do amor e da beleza, as jovens também eram associadas à natureza, criatividade, fertilidade, charme, esplendor e alegria, ou seja, graças.

Com um twist brasileiro celebrando a diversidade das mulheres que fizeram história no Brasil, a marca representou três mulheres que são essenciais para entender a resistência feminina nacional, sendo estas,  Catarina Paraguaçu, Maria Felipa e Maria Quitéria; representando respetivamente das culturas  indígena, negra e branca que formam todo o povo brasileiro.







0 comments: