Navigation Menu

Confira a programação completa do Festival Varilux 2022

08/06/2022

Por Victoria Hope

Festival Varilux de Cinema Francês 22 traz programação com 17 filmes inéditos e recentes, dois clássicos e séries francesas

O cinema francês com suas histórias ricas, relevantes e inspiradoras volta à cena com a chegada nas salas dos cinemas da 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês 22. Único evento audiovisual realizado nacionalmente e simultâneo em municípios de quase todos os estados brasileiros, o festival ocorre entre 21 de junho e 6 de julho e brinda o público com 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa e dois filmes como homenagem: a um clássico e em comemoração aos 400 anos do dramaturgo francês Molière. Confira a programação no site: https://variluxcinefrances.com/

Na seleção dos inéditos desta edição com temáticas variadas e gêneros como comédia, drama, suspense e romance estão produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (Peter Von Kant), Cédric Klapisch (O Próximo Passo), Asghar Farhadi (Um Herói) e Louis Garrel (Um Pequeno Grande Plano). 

Confira a lista de filmes e séries do festival:

- FILMES -


Um Pequeno Grande Plano / Foto: Festival Varilux

CONTRATEMPOS (A plein temps)

2022/ 1h28 / Drama
Com: Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich
Classificação etária: 14 anos

Direção: Eric Gravel

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família.

 

Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza. Indicado para a categoria de Melhor Filme.

 

ENTRE ROSAS (La Fine Fleur)
2021 / 1h36 / Comédia
Com: Catherine Frot, Melan Omerta, Fatsah Bouyahmed
Classificação etária: Livre

Direção: Pierre Pinaud

Distribuição no Brasil: California Filmes

Sinopse: Eve Vernet foi a maior criadora de rosas. Hoje, está à beira da falência, prestes a ser comprada por um poderoso concorrente. Véra, sua fiel secretária, acha que encontrou uma solução ao contratar três presidiários que tentam se reinserir na sociedade, mas que não tem nenhum conhecimento de jardinagem. Enquanto quase tudo os separa, eles embarcam juntos em uma aventura singular para salvar a pequena fazenda.

 

Selecionado para o L'Alpe-d'Huez Film Festival.

 

ESPERANDO BOJANGLES (En attendant Bojangles)
2022 / 2h05 / Comédia, Drama
Com: Romain Duris, Virginie Efira, Grégory Gadebois
Classificação etária: 14 anos

Direção: Régis Roinsard

Distribuição no Brasil: California Filmes

Sinopse: Camille e Georges dançam todas as noites ao som de sua música favorita, Mr Bojangles. Em sua casa, só há espaço para diversão, fantasia e amigos. Até que um dia Camille, uma mulher hipnotizante e imprevisível, desce mais fundo em sua própria mente, e Georges e seu filho Gary precisam mantê-la segura.

 

GOLIAS (Goliath)
2022 / 2h02 / Drama, Suspense
Com: Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot
Classificação etária: 14 anos

Direção: Frédéric Tellier

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: France, professora de esportes durante o dia, trabalhadora à noite, é uma ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam.

 

Mais de 680 mil espectadores na França

 

KING - MEU MELHOR AMIGO (King)
2022 / 1h45 / Aventura, Família
Com: Gérard Darmon, Lou Lambrecht, Léo Lorléac'h
Classificação etária: Livre

Direção: David Moreau

Distribuição no Brasil: BF Films

Sinopse: King, um filhote de leão traficado, foge do aeroporto e encontra abrigo na casa de Inès e Alex, de 12 e 15 anos. Os irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta para casa, na África.

 

KOMPROMAT

2022 / 2h07 / Drama, Suspense
Com: Michael Gor, Gilles Lellouche, Joanna Kulig
Classificação etária: 14 anos

Direção: Jérôme Salle

Distribuição no Brasil: Mares Filmes

Sinopse: A espetacular fuga de um diretor da Aliança Francesa da Sibéria. Vítima de uma trama orquestrada pelo FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), esse intelectual terá que se transformar em homem de ação para escapar de seu destino.

 

O ACONTECIMENTO (L'événement)
2021 / 1h40 / Drama
Com: Anamaria Vartolomei, Kacey Mottet Klein, Luàna Bajrami
Classificação etária: 16 anos

Direção: Audrey Diwan

Distribuição no Brasil: Zeta Filmes

Sinopse: Uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux. França, 1963. Anne, uma estudante promissora, engravida. Ela decide abortar, pronta para fazer qualquer coisa para se livrar do bebê e ser dona de seu próprio corpo e de seu futuroEla se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo, desafiando a lei.

 

Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021.

 

O DESTINO DE HAFFMANN (Adieu Monsieur Haffmann)

2022 / 1h56 / Drama, Histórico
Com: Daniel Auteuil, Gilles Lellouche, Sara Giraudeau
Classificação etária: 14 anos

Direção: Fred Cavayé

Distribuição no Brasil: Synapse

Sinopse: Paris, 1941. François Mercier é um homem comum que sonha em começar uma família com a mulher que ama, Blanche. Ele trabalha para um talentoso joalheiro, o Sr. Haffmann. Mas frente à ocupação alemã, os dois homens não terão outra escolha senão concluir um acordo cujas consequências perturbarão seus destinos.

 

Vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021.

 

O MUNDO DE ONTEM (Le monde d'hier)
2022 / 1h29 / Drama
Com: Léa Drucker, Denis Podalydès, Alban Lenoir
Classificação etária: 14 anos

Direção: Diastème

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Elisabeth de Raincy, Presidente da República, optou por se aposentar da vida política. Três dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, ela fica sabendo por seu secretário-geral, Franck L'Herbier, que um escândalo do exterior atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato de extrema-direita. Eles têm três dias para mudar o curso da história.


O Próximo Passo / Foto: Festival Varilux

 O PRÓXIMO PASSO (En corps)

2022 / 1h57 / Drama
Com: Marion Barbeau, Hofesh Shechter, Denis Podalydès
Classificação etária: 12 anos

Direção: Cédric Klapisch

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Elise, uma jovem e promissora bailarina clássica, se machuca em uma apresentação após flagrar a traição do namorado. Apesar dos especialistas dizerem que ela não conseguirá mais dançar, Elise vai lutar para se recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea.

 

O SEGREDO DE MADELEINE COLLINS (Madeleine Collins)
2021 / 1h42 / Drama
Com: Virginie Efira, Quim Gutiérrez, Bruno Salomone
Classificação etária: 14 anos

Direção: Antoine Barraud

Distribuição no Brasil: Synapse

Sinopse: Judith leva uma vida dupla entre a Suíça e a França, com dois amantes e filhos diferentes. Por um lado Abdel, com quem cria uma menina, por outro Melvil, com quem tem dois meninos mais velhos. Pouco a pouco, esse frágil equilíbrio de mentiras, segredos e idas e vindas começa a se despedaçar.

 

OS JOVENS AMANTES (Les jeunes amants)
2022 / 1h54 / Drama
Com: Fanny Ardant, Melvil Poupaud, Cécile de France
Classificação etária: 14 anos

Direção: Carine Tardieu

Distribuição no Brasil: Elite Filmes

Sinopse: Dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa.

 

PETER VON KANT (Peter Von Kant)
2022 / 1h26 / Comédia, drama
Com: Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia
Classificação etária: 16 anos
 

Direção: François Ozon

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios.

 

Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

 

QUERIDA LÉA (Chère Léa)
2021 / 1h30 / Comédia, Drama
Com: Grégory Montel, Grégory Gadebois, Anaïs Demoustier
Classificação etária: 14 anos

Direção: Jérôme Bonnell

Distribuição no Brasil: Elite Filmes

Sinopse: Depois de uma noite de bebedeira, Jonas decide visitar sua ex-namorada Léa, por quem ainda é apaixonado. Contudo, ele é rejeitado. Atormentado, Jonas vai ao café do outro lado da rua para escrever-lhe uma última carta de amor, perturbando assim o seu dia de trabalho e despertando a curiosidade do dono do café.

 

SENTINELA DO SUL (Sentinelle sud)
2021 / 1h37 / Drama
Com: Niels Schneider, Sofian Khammes, India Hair
Classificação etária: 14 anos
 

Direção: Mathieu Gérault

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Após uma operação clandestina que dizimou sua unidade, o soldado Christian Lafayette está de volta à França. Enquanto tenta retomar uma vida normal, logo se envolve no tráfico de ópio para salvar seus dois irmãos de armas sobreviventes.

 

UM HERÓI (Un héros)
2021 / 2h08 / Drama
Com: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadre Orafaee
Classificação etária: 12 anos
 

Direção: Asghar Farhadi

Distribuição no Brasil: California Filmes

Sinopse: Rahim está na prisão devido a uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da quantia. Mas as coisas não correm de acordo com o plano…

 

Vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021. Selecionado para a Palma de Ouro.

 

UM PEQUENO GRANDE PLANO (La croisade)
2021 / 1h06 / Comédia
Com: Lionel Dray, Laetitia Casta, Joseph Engel
Classificação etária: Livre

Direção: Louis Garrel

Distribuição no Brasil: Synapse

Sinopse: Abel e Marianne descobrem que seu filho de 13 anos, Joseph, está vendendo seus bens mais valiosos para financiar um projeto ecológico na África. Eles rapidamente entendem que Joseph não é o único, existem centenas de crianças ao redor do mundo em uma missão para salvar o planeta.


O CLÁSSICO

O PAPAI NOEL É UM PICARETA (Le Père Noel est une ordure)
1982 / 1h23 / Comédia
Com: Josiane Balasko, Marie-Anne Chazel, Anémone, Thierry Lhermitte, Christian Clavier, Gérard Jugnot
Classificação etária: 14 anos

Direção: Jean-Marie Poiré

Sinopse: A linha direta parisiense de SOS é interrompida na véspera de Natal pela chegada de personagens marginais excêntricos que causam desastres em cadeia. Realizado pela trupe Splendid, este filme é a adaptação de sua peça de mesmo nome, criada em 1979.

 

HOMENAGEM AOS 400 ANOS DE NASCIMENTO DE MOLIÈRE

AS AVENTURAS DE MOLIÈRE (Molière)

2007 / 2h / Drama, romance
Com: Alban Casterman, Romain Duris, Fabrice Luchini
Classificação etária: 14 anos

Direção: Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine

Sinopse: Em 1644, Molière tem apenas 22 anos. Cheio de dívidas e perseguido por oficiais de justiça, ele insiste em encenar tragédias nas quais é inegavelmente ruim. E então um dia, depois de ser preso por credores impacientes, ele desaparece.

 

- AS SÉRIES - 

A Corda / Foto: Festival Varilux

CHEYENNE E LOLA (Cheyenne et Lola)

2020 / 8x50' / Drama

Com: Veerle Baetens, Charlotte Lebon

Direção: Eshref Reybrouck

Showrunners: Virginie Brac, Fanny Talmone

Sinopse: Cheyenne e Lola é o encontro de duas jovens opostas que se encontram, apesar de si mesmas, presas em uma engrenagem infernal. Para sobreviver e partir para a conquista de um ambiente que lhes é muito hostil, elas não têm escolha a não ser unir forças e, pouco a pouco, tornarem-se amigas.

AS SENTINELAS (Les Sentinelles)

2022 / 7x50' / Drama

Com: Pauline Parigot, Louis Peres, Birane Ba

Direção: Jean-Philippe Amar

Showrunners: Thibault Valetoux, Frédéric Krivine

Sinopse: Na região de Mopti, no Mali, a seção da tenente Anaïs Collet, destacada como parte da Operação Barkhane, dedica-se a rastrear terroristas. Mas uma emboscada com consequências dramáticas revive as tensões entre os militares e a população maliana, que aceita cada vez menos a presença francesa.

JOGOS DE PODER (Jeux d'influence)

2019 / 6x60' / Drama, Thriller

Com: Alix Poisson, Laurent Stocker, Jean-François Sivadier

Direção e criaçao : Jean-Xavier de Lestrade, Antoine Lacomblez

Sinopse: Um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista comprometido: eis os principais elementos desse jogo de poder. Um thriller emocionante inspirado em fatos reais sobre a atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária.

O QUE PAULINE NÃO DIZ (Ce que Pauline ne vous dit pas)

2021 - 2022 / 4x52' / Drama

Com: Ophelia Kolb, Grace Seri, Sylvie Testud

Diretor: Rodolphe Tissot

Showrunners: Antoine Lacomblez, Julien Capron

Sinopse: Pauline presencia a morte de seu ex-marido e por um concurso de circunstancias, se torna a principal suspeita do crime. E cada vez que tenta se justificar, se afunda um pouco mais, até perder a confiança da sua própria família.

Ópera / Foto: Festival Varilux

ÓPERA (L'Opera)

2021 / 8x50' / Drama

Com: Ariane Labed, Raphaël Personnaz, Suzy Bemba

Showrunners e direçao: Cécile Ducrocq, Benjamin Adam

Sinopse: Na Ópera de Paris, Zoé, uma bailarina estrela de 35 anos com uma carreira deslumbrante, vive hoje em excesso: festas demais, amantes, ansiedade... mas ela vai lutar contra a instituição, seus pares e principalmente contra ela mesma para ter uma segunda chance.

SÍNDROME E (Syndrome E)

2021 / 6x52' / Drama, Policial, Thriller

Com: Vincent Elbaz, Jennifer Decker, Emmanuelle Béart

Showrunners: Mathieu Missoffe

Sinopse: Síndrome E é o termo para o comportamento assassino de certos indivíduos. Os policiais parisienses Franck Sharko e Lucie Hennebelle investigam o mundo arrepiante da manipulação mental e da neurociência quando cinco cadáveres são encontrados horrivelmente mutilados. Baseado no livro epônimo de Franck Thilliez.

A CORDA (La corde)

2022 / 3 x 50' / Drama, Fantasia, Thriller

Com: Suzanne Clément, Jean-Marc Barr, Christa Théret, Jeanne Balibar

Diretor: Dominique Rocher

Sinopse: Um pequeno grupo de cientistas isolado em uma base na Noruega descobre uma corda misteriosa e aparentemente interminável que corre ao longo de seu observatório e na floresta próxima. Alguns decidem segui-la. A expedição inocente se transforma lentamente em uma busca para desvendar esse mistério.

Adaptado do romance alemão homônimo de Stefan aus dem Siepen.

======

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:

Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Twitter: @variluxcinefr 

0 comments: