Navigation Menu

Festival Varilux 2022 | Os Jovens Amantes

 

Por Victoria Hope

Em 'Os Jovens Amantes' de Carine Tardieu, dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna (Fanny Ardant) tem 71 anos, enquanto Pierre (Melvil Poupaud) tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa.

A delicadeza em todas as interações do casal Shauna e Pierre são um dos pontos altos do longa que com destreza mostra as alegrias e tristezas de um relacionamento e o que mudou nesses 15 anos de seu envolvimento. O reencontro no hospital é tão simples, mas ao mesmo tempo tão importante, mostrando que mesmo tanto tempo longe, é quase como se nada tivesse mudado entre eles. 

Outro destaque é a atenção de Tardieu aos pequenos detalhes, seja uma mão criando uma bela arte, mexendo em uma mesa, um carro na estrada, absolutamente todos os pequenos gestos apenas enriquecem a trama e reforçam o sentimento do cotidiano entre o casal.

Os Jovens Amantes / Foto: Festival Varilux

Em meio a trilha doce e dramática do filme, testemunhamos os encontros e desencontros de Pierre e Shauna, com o mesmo sentimento de antecipação carregado pelos próprios personagens; nos vemos torcendo para que eles fiquem juntos para sempre.

Durante o primeiro encontro do casal após anos, os toques delicados, as respirações descompassadas e os olhares, levam os espectadores a tempos onde os romances de época como 'orgulho e preconceito' tomavam conta, o que mostra que o filme é uma verdadeira carta de amor ao amor romântico clássico, que não possui idade certa pra chegar, nunca é tarde para se apaixonar verdadeiramente. 

Mesmo com a desaprovação das pessoas ao redor por conta da disparidade das idades entre Shauna e Pierre, eles vão lutar por esse amor, principalmente frente a resistência de Jeanne, ex-esposa de Pierre, mas não ela não é apenas o único obstáculo, afinal, a idade de Shauna também demonstra trazer muitos problemas de saúde para a personagem no futuro. Será que o amor resistirá a tudo?

NOTA: 9/10

0 comments: