Navigation Menu

Festival Varilux 2022 | Um papo com Carine Tardieu sobre Os Jovens Amantes, seu mais novo romance

 

Por Victoria Hope

Em Jovens Amantes, filme que está em cartaz no Festival Varilux de Cinema Francês, dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa.

Para dar início ao festival, a imprensa recebeu a delegação francesa do festival, composta por diretores, produtores e parte das equipes criativas dos filmes que vão estar em cartaz no festival até o dia 6 de julho pelo Brasil inteiro, amas vale conferir o site oficial para conferir em quais cinemas da sua cidade vão exibir o circuito.

Nossa equipe teve a oportunidade de entrevistar Carine Tardieu, diretora de 'Os Jovens Amantes', que veio pela primeira vez ao Brasil. Com quatro longas em seu curriculum, sendo este o quarto, ela também teve uma breve experiência como autora de romances young adult. 

Os Jovens Amantes / Foto: Festival Varilux

Amélie: Qual foi sua maior inspiração para 'Os Jovens Amantes?'

Carine: Essa trama na verdade foi inspirada na história da mãe de uma amiga minha, que também era mais madura e teve um romance com alguém mais novo. Essa minha amiga me fez prometer que essa história fosse filmada. Eu já conhecia a roteirista e e produtores e Solveig (quem inspirou a história) e eles me escolheram para filmar essa história. 

Amélie: O que mais a atraiu sobre a história desse casal?

Carine: O que mais me interessou não foi tanto a diferença das idades e sim mais o fato de que uma mulher nessa faixa etária consiga ter os mesmos sentimentos e a mesma paixão que uma jovem de 15 anos e que uma mulher adulta de 30 anos, teriam também. 

Amélie: Como foi a experiência de trabalhar com Fanny Ardant?

Carine: A experiência de trabalhar com Fanny foi realmente outro nível, ela é uma mulher incrível e o que eu queria de Fanny era mostrá-la como uma mulher de 70 anos, então eu não queria que exagerassem na maquiagem ou na luz. Eu queria mostrar as mãos e a idade dela de fato. sem falsidade. 

E a Fanny aceitou logo de cara, ela disse que a questão da velhice, ela já vive todos os dias por conta da idade e não tem esse medo de morrer, porque ela está preparada e ela aceitou o papel. Ela é uma das poucas atrizes, inclusive, que não fez plástica. 

Acho que uma mensagem até para mim mesma e para todas as mulheres é que a gente não precisa ficar retocando nossos rostos, temos que aceitar que tudo isso faz parte da nossa história e que isso conta nossa história e que existe uma beleza nisso. Quando a gente padroniza tudo, todos ficam iguais

Amélie: Já que falamos sobre aprendizado,  quais são as três lições que as pessoas podem aprender com Os Jovens Amantes? 

Carine: Não quero dar muita lição de moral, mas a primeira seria a mensagem de que não existe idade certa para o amor, não devemos pesar muito nessa questão. Manda a sociedade se f**** (risos). Em segundo, essa relação da aceitação da idade e do corpo que vem com a idade, naquela cena onde mostrei as mulheres no vestiário, você realmente tem que encarar isso.  

Já terceira e última seria a questão da escuta, como você se relaciona com as outras pessoas e como você enxerga e lida com as fragilidades delas. Você realmente cria uma relação com a pessoa quando aceita quem ela é sem pesar suas expectativas sobre ela. 

E uma adição extra, recomendem também esse filme para os homens, é importante que homens também assistam. Existe uma certa violência hoje entre essa relação de 'nós contra eles' em debates e eu acredito que um filme como esse pode ensinar sobre a causa feminista e questões feministas, além do próprio conceito do feminino para os homens que não se aprofundam por ignorância. 

0 comments: