Navigation Menu

Cia.Dois Ventos apresenta Pretinha Adormecida | Conheça a releitura do clássico infantil que marcou gerações

 10/06/2022

Por Victoria Hope

Em meio a novas narrativas mais do que necessárias de representatividade dentro do universo do teatro infantil, muitos grupos tem trazido releituras de clássicos que em centenas de anos, marcaram a infância de muitas pessoas ao redor do mundo e a Cia. Dois Ventos, localizada em São Paulo, é um dos exemplos que tem trazido releituras de diversos contos de fadas, sempre com muita representatividade.

Quantas crianças negras, assim como a própria jornalista que vos fala, não cresceram sem se ver nos principais contos da literatura, no teatro ou até mesmo no cinema? Nunca em posições de princesas, príncipes, reis ou rainhas. Fadas então, completamente raras. É por esse motivo que peças como Pretinha Adormecida são tão importantes e tem muito a dizer nesse momento em que vivemos. 

O espetáculo ganhador do Edital Cultura Negra da Secretaria Municipal de Cultura-SP fará apresentações gratuitas e doação de livros infantis durante esse mês, com agenda marca de espetáculos a partir de junho a dezembro de 2022, com datas específicas abertas ao público geral.


Pretinha Adormecida / Foto: Cia Dois Ventos

Pretinha Adormecida, idealizado e escrito pela atriz, diretora e ativista negra Ivone Dias Gomes e ganhou vida através de sua companhia teatral, Cia. Dois Ventos, faz uma releitura do conto de fadas, apresentando uma protagonista negra e temas com viés social. Ao trazer uma princesa com representatividade e questões como adoção, legitimidade LGBTQIA+ e feminismo, Pretinha Adormecida abre caminho, de maneira lúdica, para a abordagem dos temas para escolas e comunidade em geral.

O Edital Cultura Negra, da Secretaria Municipal de Cultura-SP, permitiu que o espetáculo, iniciado em 2021, circule pela cidade de São Paulo com 30 apresentações gratuitas. A peça teatral também se transformou em um livro que será doado a crianças de escolas e instituições sociais, juntamente com as apresentações.

Sinopse: Pretinha Adormecida transporta o público para um universo mágico onde um casal de fadinhas, desejando ser mães, luta para adotar uma bebezinha. As mães enfrentam um rei mandão e tudo o que for preciso para formar sua família. Na divertida jornada da princesinha não faltam lindos e cômicos personagens como o Sapo José, um Príncipe bobão, Seu bigode e a terrível Fada Coaching.

Pretinha Adormecida / Foto: Cia Dois Ventos

Sobre o Projeto:

A Cia. Dois Ventos nasce da união de duas mulheres das favelas de São Paulo, Ivone Dias Gomes e Priscila Ribeiro, juntas já realizaram peças na cidade de SP: Vizinhas (2017), Preta de Neve(2018), Tropelhaçadas (2018) e Divas da Faxina(2019). A Cia tem pesquisa direcionada à população, cultura e personagens que vivem na periferia da cidade, desta forma pretendem enaltecer e valorizar a cultura popular por meio da arte e do teatro. 

Por meio dessa parceria, a companhia vem realizando projetos como o premiado no edital Preta de Neve, que faz a releitura de outro conto de fadas com o objetivo de empoderar e reforçar a identidade de crianças negras que raramente são representadas neste tipo de história.

Vale lembrar que Pretinha adormecida estreia temporada gratuita de 19/06 até dezembro/2022 na cidade de São Paulo e abaixo você confere a programação completa da Cia. Dois Ventos, com todas as datas, horários e locais do espetáculo. 

---

AGENDA:

ESTREIA/ LANÇAMENTO LIVRO PARA CONVIDADOS - 19 JUNHO, 14h, DOMINGO | Casa de Cultura São Luís - R. José Manoel Camisa Nova, 30 - Parque Santo Antônio, São Paulo - SP, 05822-015 - (ABERTO PARA TODO PÚBLICO) 

25 de junho 15h - Casa de Cultura São Luís - R. José Manoel Camisa Nova, 30 - Parque Santo Antônio, São Paulo - SP, 05822-015 (ABERTO PARA TODO PÚBLICO) 

26/06 confirmado 14h - Casa de Cultura M'Boi Mirim -Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha, São Paulo - SP, 04913-180 (ABERTO PARA TODO PÚBLICO)

10 de julho - Espaço Clariô - Endereço: R. Santa Luzia, 96 - Vila Santa Luzia, Taboão da Serra - SP, 06754-005 (ABERTO PARA TODO PÚBLICO) 

23 de julho, às 14h30 - Canzua e Comunidade da Reparação e Axé Iká Zaziboriagi (CCRAIZ) (ABERTO PARA TODO PÚBLICO)

12 de setembro, às 9h - EMEI LUIZ GONZAGA - Rua João Roschel Christe, s/n°. Jd. Novo Parelheiros. 

--- 

Siga nas redes sociais:

Instagram: @ciadoisventos - @umaatrizpreta - @priscila.ribeiro97 

0 comments: