Navigation Menu

Festival Varilux 2022 | Kompromat

 

Por Victoria Hope

Do diretor Jérôme Salle, estrelado por Gilles Lellouche, Michael Gor e Joanna Kulig, Kompromat conta a espetacular fuga de um diretor da Aliança Francesa da Sibéria. Vítima de uma trama orquestrada pelo FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), esse intelectual terá que se transformar em homem de ação para escapar de seu destino.

Ao longo da história, embora ele não saiba como, o diretor francês da Aliança Francesa localizada na Rússia, Mathieu (Gilles Lellouche), amado por seus alunos, funcionários e por sua família, vive uma vida quase perfeita com sua escola e sua carreira, mas num dia, sua vida muda completamente. Em sua casa de Moscou, poucas horas depois de saber da intenção de sua esposa de retornar à França com sua filha com ou sem ele, Mathieu é preso sem chance de resposta.

Os espectadores já levam esse susto no primeiro ato e são arrebatados pela pergunta: "Por quê isso está acontecendo com ele?" Alvo da polícia secreta da Rússia, o temido Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB),  o professor é acusado de crimes inimagináveis, colocado em prisão domiciliar e avisado que, independentemente do caso sem sentido contra ele, ele será considerado culpado e preso.

Kompromat / Foto: Festival Varilux

Resta então a esse professor uma dura escolha, ou ele sofre por um longo período de prisão em um inferno russo como um homem inocente, ou pode arriscar uma fuga e correr o risco de perder sua vida para sempre. Afinal o que foi que ele fez de tão grave? Foram pequenos atos, como apoiar uma peça LGBTQIA+ dentro da escola? Por quê o diretor está sendo acusado de disseminar pornografia infantil? E a esposa dele, Alice? Por que o denunciou? 

Mais uma vez, Lelouche mostra a que veio carregando cenas emocionantes e apenas com o olhar, consegue passar centenas de sentimentos, enquanto a direção de Salle é frenética, acompanhando justamente o ritmo da adrenalina que o filme pede. Aos poucos novas evidências deixam o resultado da verdadeira faceta do protagonista um verdadeiro mistério, já que enquanto tudo parece apontar o homem como inocente, a declaração de sua esposa, demonstra o contrário. Mas ao mesmo tempo, será que sua esposa realmente o acusaria de algo tão grave? 

Kompromat aumenta a tensão ainda mais durante a fuga de Mathieu, que sozinho e fácil de ser reconhecido, já que agora está aparecendo pelas reportagens da televisão, atravessa a Rússia em direção à fronteira com a Estônia. Com vários oficiais armados e determinados a persegui-lo até o fim, o professor contará apenas com a ajuda de estranhos que possuem muita compaixão. Será que ele vai sobreviver?

NOTA: 8.5/10

0 comments: