Navigation Menu

Bienal do Livro 2022 | Confira a programação do evento que acontece a partir de 2 de julho em SP

 

Por Victoria Hope

Após quatro longos anos de espera, com mais de 182 expositores, a Bienal do Livro, maior evento literário de São Paulo acontece presencialmente a partir desse sábado! Neste ano, o evento acontece na  Expo Center Norte, de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada sempre só até às 21h).

Ainda é possível comprar ingressos  aqui, com o valor de  R$15 a meia para estudantes  e professores, e R$30 a inteira para o público geral, mas esse ano traz uma novidade, dessa vez  você não precisa comprar a entrada para um dia específico, pode decidir mais pra frente quando quer ir ao evento, já que o ticket vale apenas para um dia, seja ele qual for.  

Veja a programação completa: 

O tema da edição é “Todo mundo sai melhor do que entrou”, uma referência ao poder transformador dos livros. e o o time de autores(as) convidados(as) é incrível. O evento contará com a presença de diversos autores best-sellers de Y.A novels como Xiran Jay Zhao com sua obra premiada 'A Viúva de Ferro' entre outros grandes nomes contemporâneos da literatura.

É claro, autores lufófonos também vão ganhar destaque no evento, entre eles, estão os portugueses Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Lídia Jorge, Matilde Campilho e Rui Tavares; os angolanos Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares e Kalaf Epalanga; e a moçambicana Paulina Chiziane.

Outros convidados(as) de peso são os(as) brasileiros(as) Conceição Evaristo, Aílton Krenak, Itamar Vieira Júnio, Laurentino Gomes, Mario Sergio Cortella, Luiza Helena Trajano, Maurício de Souza, Kiusam de Oliveira e Aline Bei.

Ainda participam do evento Elisa Lucinda, MV Bill, Roberta Estrela D’Alva, Pedro Bial, Cléo, Thalita Rebouças, Nathália Acuri, Érico Borgo, Padre Marcelo Rossi, entre outros.

Os espaços

A programação da 26ª Bienal do Livro de São Paulo como tradição vai trazer diversas atividades para todos os gostos como bate-papos, sessões de autógrafos, espetáculos, leituras, contação de histórias, rodadas de negócios, oficinas, atividades divertidas para crianças.

Tudo isso acontece em diferentes áreas. Na Arena Cultural, você tem a chance de ter contato com autores de best sellers por meio de bate-papos e palestras. A área Cozinhando com Palavras explora a relação entre literatura e gastronomia. O Espaço Infantil tem contação de histórias, oficinas e brincadeiras para os pequenos.

Já o Salão de Ideias convida grandes autores para discutir questões de relevância social e cultural, sob a curadoria do Sesc SP e da Câmara Brasileira do Livro. Na BiblioSesc, rolam espetáculos e outras atividades para incentivar a leitura.

A cultura popular nordestina é reverenciada no Espaço Cordel e Repente, onde acontecem shows, bate-papos e outras atividades relacionadas a esse tema. E, por fim, no Papo de Mercado, vão rolar discussões relevantes para quem quer conhecer melhor o mercado editorial brasileiro

0 comments: