Navigation Menu

SXSW 2023 | Sister & Sister

 


Por Victoria Hope

Em Sister & Sister acompanhamos as férias de verão de duas irmãs. Marina (17) e Luna (14), viajam da Costa Rica para o Panamá em busca do pai ausente. Enquanto lidam com os atritos que surgem entre elas, ambas encontram espaço para explorar seus desejos, novas amizades, amantes e o skate, em uma jornada de emancipação onde descobrem a alegria do simples ato de conviver. Um conto íntimo e terno de irmandade nos trópicos urbanos, com um retrato profundo da colorida vida adolescente.

"Como assim 'só andar de skate?'" essa é a estreia no longa da cineasta panamenha-costa-riquenha Kattia G. Zúñiga, contando uma história muito pessoal. O elenco também inclui Gabriela Man, Fernando Bonilla, Joshua De León, Lía Jiménez, Michelle Quiñones, Angello Morales e Mir Rodríguez. 

Quando pensamos em histórias coming of age, vemos como é raro ver o tema da amizade entre irmãs ser abordada com tata leveza, apesar de que o filme poderia sim contar com um pouco mais de peso na trama abordada para causar o impacto que realmente beneficiaria mais esse projeto. 

Sister & Sister / Foto: Divulgação

Talvez por eu não ter tido uma irmã, mas sim um irmão gêmeo na minha vida, não tenha me conectado muito com as protagonistas, mesmo sendo uma mulher que cresceu também sempre passeando pelos parques  paulistas com minhas amigas do bairro e da escola na adolescência.

Sister & Sister é um conto doce e otimista sobre a cumplicidade e amor de duas irmãs quase inseparáveis. Seria muito interessante se a trama apresentasse mais conflitos e demonstrasse um pouco mais também do stress na vida adolescente, mas é nítido que a intenção da diretora foi trazer um projeto com uma pegada mais 'good vibes' e alto astral, sem muito drama.

O longa se estende demasiadamente em alguns momentos, em uma trama que poderia ter sido contada de forma bem mais curta e pontual, mas um dos fatores positivos, além da direção de fotografia incrível passando pelos cenários da cidade, é a participação do elenco, principalmente entre o elenco das duas irmãs. 

NOTA: 7.5/10

0 comments: