Navigation Menu

SXSW 2023 | Meu Casulo de DryWall

 


Por Victoria Hope

Meu Casulo de Drywall (My Drywall Cocoon) é o único filme brasileiro que faz parte do lineup do SXSW desse ano! Na trama, Virginia comemora seu aniversário de 17 anos com uma grande festa em sua cobertura. Bebidas e psicoestimulantes ajudam os adolescentes privilegiados a ficarem chapados, mas no dia seguinte surge uma tragédia, a aniversariante é encontrada sem vida. 

Sua morte abala seu luxuoso complexo de edifícios. O que aconteceu com Virgínia? Patrícia, sua mãe, vive o luto quase a ponto de enlouquecer. Luana se pergunta se ela é culpada pela morte de sua melhor amiga. Nicollas tenta ignorar que sua namorada faleceu ao se refugiar em sexo casual com funcionários do sexo masculino, mas é Gabriel quem carrega o peso de uma arma e de um segredo.

O filme já começa em clima tenso, onde uma mãe (a excelente Maria Luisa Mendonça), chora por sua filha perdida e a partir daí o público é convidado a mergulhar nesse mistério para desvendar o que aconteceu com a jovem em um dia que deveria ser um sonho especial, mas acabou se tornando um verdadeiro pesadelo ao fim da noite.

No longa, quase todos os personagens são da elite paulistana, o que deixa ainda mais nítida a atitude de indiferença ao que acontece em seu redor após os eventos daquela noite, afinal, muitos deles sabem que não vão sofrer consequências reais. Inclusive, até mesmo o tema de foruns de incels, internet e as redes sociais são abordados na trama, o que é extremamente importante principalmente traçando paralelos com a vida real, mas a grande mensagem mesmo é sobre a saúde mental (ou a falta dela) e como relacionamentos maternais e parentais narcisistas podem mudar pra sempre a vida de uma adolescente.

O elenco conta com alguns grandes nomes da TV e do cinema nacional, como Maria Luisa Mendonça, Caco Ciocler e Bella Piero, a protagonista do filme que está excelente no papel da adolescente confusa Virgínia. 

Meu Casulo de Drywall triunfa ao trazer uma história diferente do que estamos acostumados a ver no cinema nacional, com excelentes atuações e uma trama envolvente do início ao fim. Tem potencial de se tornar um dos thrillers queridinhos do festival.

NOTA: 9/10

0 comments: