Navigation Menu

Sundance 2023 | When it Melts

 

Por Victoria Hope

[TW: est*pro, violência]

Eva tem dificuldade em criar conexões humanas e agora que sua irmã mais nova, Tess, está se mudando, há muito tempo já afastada de seus pais negligentes, a frágil Eva está finalmente verdadeiramente sozinha pela primeira vez.

Já abalada psicologicamente, ela se enoja ao ver um post em uma rede social anunciando a celebração em memória de um amigo de infância de longa data que faleceu muito jovem. Ela se lembra de seu 'eu' sensível de 13 anos após a morte dele, abraçando seu papel como o terceiro mosqueteiro para um par de meninos um pouco mais velhos, e como o jogo de charadas que o trio jogava contra as garotas locais teve um impacto e uma virada completamente doentia, mas mesmo com lembranças horríveis, Eva decide voltar para sua cidade natal e enfrentar o verão escaldante que mudou sua vida.

A estreia provocativa da diretora Veerle Baetens é uma ilustração explosiva aprofundada dentro da confusão tóxica e da crueldade da adolescência e um retrato inabalável do impacto duradouro do trauma não tratado. Rosa Marchant e Charlotte De Bruyne apresentam atuações comprometidas e justapostas de partir o coração, enquanto o filme nos obriga a testemunhar como a jovem Eva, carente de afeto e vulnerável, foi moldada em seu eu adulto frágil e isolado, enquanto passado e presente colidem em uma tragédia inevitável.

When It Melts / Foto: Sundance

Todos já conheceram alguma Eva na vida ou podem ter se identificado com a personagem, já que ess é praticamente uma personagem universal. O apontamento de como traumas devem ser cuidados logo na infância e adolescência antes que criem frutos no futuro, é um tema muito importante a ser discutido e o filme o faz com maestria.

O clima de tensão cresce gradativamente, enquanto presenciamos a protagonista crescer cada vez mais isolada por conta da negligência de seus pais e de seus amigos, que gradativamente demonstram que não a viam com os mesmos olhos que ela os via, principalmente quando o assunto se trata de garotos adolescentes mimados e seus hormônios à flor da pele.

Infelizmente a história de Eva já aconteceu e ainda acontece com muitas mulheres ao redor do mundo. A culpabilização da violência sofrida, a falta de amparo de todos os lados, tudo isso culmina em um final de arrancar o coração, com os criminosos mantendo sangue em suas mãos até o fim.

Nota: 9.5/10

0 comments: