Navigation Menu

Sundance 2023 | Passages

 

Por Victoria Hope

Na Paris contemporânea, o cineasta alemão Tomas (Franz Rogowski) abraça sua sexualidade por meio de um tórrido caso de amor com uma jovem chamada Agathe (Adèle Exarchopoulos), um impulso que confunde as linhas que definem seu relacionamento com seu marido, Martin (Ben Whishaw). Quando Martin começa seu próprio caso extraconjugal, ele recupera com sucesso a atenção de seu marido e, ao mesmo tempo, desenterra o ciúme de Tomas. Lutando contra emoções contraditórias, Tomas deve abraçar os limites de seu casamento ou aceitar o fim do relacionamento.

O diretor Ira Sachs (Forty Shades of Blue, Vencedor do Grande Prêmio do Júri Dramático dos EUA no Sundance 2005) retorna com seu oitavo filme para exibição em Sundance: um exame fundamentado da experiência humana que se concentra nas diferenças e semelhanças entre atração física e emocional e coloca a questão de separar a arte do artista. 

A elegante cinematografia é habilmente equilibrada por atuações profundamente complexas nas quais Sachs permite que seus personagens se acomodem em momentos tranquilos e desconfortáveis ​​e enfrentem suas imperfeições. Passages é uma peça intensamente íntima que se recusa a fugir da confusão da vida.

Passages / Foto: Sundance

O próprio título do filme já diz 'Passagens', pois a vida é feita de passagens e momentos e é justamente por essa jornada que o protagonista passa, explorando sua sexualidade  a vida boêmia que Paris proporciona à todas as mentes criativas fervilhando de sonhos. 

Enquanto Martin tenta manter o relacionamento, que já esta caindo aos pedaços, Tomas sai todos os dias de casa para encontros sexuais com Agathe, o que acaba em um gravidez de certo modo, desejada por ambos. Enquanto o diretor destrói a vida dos outros ao seu redor, Agathe e Martin tentam superar aquela pessoa tóxica que marcou suas vidas.

Com excelentes atuações, o drama aborda a natureza humana e explora temas como amores, felicidade, tristeza, vindas e despedidas. É impossível odiar totalmente o protagonista da história, mas ao mesmo tempo, não tem como julgar suas atitudes para com seus dois interesses românticos, afinal, caras que tem tudo, querem ainda mais. O longa estará disponível no MUBI em breve

NOTA: 9/10

0 comments: