Navigation Menu

Sundance 2023 | Magazine Dreams

 

Por Victoria Hope

Em Magazine Dreams, Killian Maddox mora com seu avô veterano doente, trabalhando obsessivamente entre as consultas de terapia determinadas pelo tribunal e os turnos de meio período em uma mercearia onde ele nutre uma paixão por uma caixa amigável. Embora Killian tenha dificuldade para entender situações sociais e manter o controle de seu temperamento volátil, o que apenas amplifica sua sensação de desconexão em meio a um mundo hostil, nada impede que ele tente alcançar o seu sonho com o estrelato no fisiculturismo e nem mesmo com médicos alertando que ele está causando danos permanentes ao seu corpo, conseguirão impedi-lo. 

O roteirista e diretor Elijah Bynum revela magistralmente a dualidade da existência de Killian, retratando o preço alto de uma pressão auto-imposta para atender a expectativas irrealistas do papel hipermasculino, ao mesmo tempo em que transmite seus esforços genuínos, embora carregados, para cumprir um desejo subjacente de humanidade, que é sem dúvida a conexão. 

Jonathan Majors, em uma performance comprometida de tremenda fisicalidade, personifica de forma poderosa até onde Killian irá em sua necessidade desesperada de ser visto. Magazine Dreams é um filme provocativo que respeita a dignidade de seu protagonista, pois não faz rodeios ao retratar os momentos mais dolorosos física e emocionalmente de sua odisséia sombria.

Em alguns momentos o filme se torna demasiadamente longo e desconfortável, lembrando um pouco do ritmo de Uncut Gems e vale dizer que ambos os filmes se beneficiariam com um corte um pouco maioral. onde você tem a plena certeza que o sonho do protagonista logo vai se tornar um pesadelo, porém, é impossível dizer em que momento. 

O filme toca em diversos assuntos delicados e pertinentes para os dias de hoje como dismorfia corporal, saúde mental, trauma geracional e como a masculinidade tóxica, homofobia internalizada e padrões de beleza inalcançáveis podem afetar de forma irreversível uma menta já destruída. A atuação de Majors nesse trabalho definitivamente vai alcançar algumas indicações nos próximos anos caso algum streaming ou estúdio faça a aquisição do projeto para ampliá-lo. 

NOTA: 9/10

0 comments: