Navigation Menu

Sundance 2023 | Shortcomings

 

Por Victoria Hope

Ben, um cineasta esforçado, mora em Berkeley, Califórnia, com sua namorada, Miko, que trabalha para um festival local de cinema asiático-americano. Quando ele não está gerenciando um cinema de arte como seu trabalho diário, Ben passa seu tempo obcecado por mulheres loiras indisponíveis, assistindo a DVDs da Criterion Collection e comendo em lanchonetes com sua melhor amiga, Alice, uma estudante universitária de estudos queer com um hábito de terminar namores e já engatar em novos rapidamente, mas quando Miko se muda para Nova York para um estágio, Ben é deixado por conta própria e começa a explorar novas possibilidades.

Com roteiro inteligente e preciso de Adrian Tomine (baseado em sua aclamada história em quadrinhos de mesmo título), o delicioso Shortcomings é a estreia garantida de Randall Park na direção. Expondo uma multiplicidade de identidades asiático-americanas de uma maneira nova e inovadora, o filme está prestes a desafiar o público com seu protagonista Ben - que é cínico e esnobe com uma pitada de charme - interpretado por Justin H. Min. Com sagacidade, humor e uma profunda compreensão de ser um estranho dentro de uma comunidade marginalizada, Shortcomings abrange a complexidade de ser humano, com falhas e tudo mais. 

Na trama, Justin H. Min é o namorado mais chato do mundo em uma trama onde um aspirante a diretor tenta navegar as diversas multitudes da identidade asiática americana. O filme toca de forma sensível e divertida na temática de como a comunidade se une para criar suas próprias narrativas.

O filme provoca diversas temáticas desde criativos que fazem parte de comunidades minoritários, que entram no dilema: Contar histórias reais ou fictícia das dificuldades em ser um imigrante nos Estados Unidos, ou fazer algo diferente e mostrar que a comunidade é mais do que sofrimento à dificuldade de navegar pela vida, amores, encontros e desencontros 

NOTA: 7.5/10

0 comments: