Navigation Menu

Sundance 2023 | A Thousand and One


Por Victoria Hope

Em 'A Thousand and One', passando por dificuldades, mas assumidamente vivendo em seus próprios termos, Inez está se mudando de um abrigo para outro em meados da década de 1990 na cidade de Nova York. Com seu filho de 6 anos, Terry, em um orfanato e incapaz de deixá-lo novamente, ela o sequestra para que possam construir sua vida juntos. Com o passar dos anos, sua família cresce e Terry se torna um adolescente inteligente, mas quieto, mas o segredo que definiu suas vidas ameaça destruir o lar que eles construíram de maneira tão improvável.

Em seu impressionante roteiro e direção de estreia, a ex-aluna de Sundance, A.V. Rockwell conta uma história profundamente americana de mãe e filho vivendo um para o outro em uma cidade gentrificada, muitas vezes desinteressada na realidade de suas vidas. Com uma atuação vai definir a carreira de Teyana Taylor como uma mãe ferozmente comprometida em fazer um futuro para seu filho, A Thousand and One é um elegante ode ao poder terrivelmente belo da família como uma âncora em um mundo em constante mudança, tornando-nos quem somos de maneiras que só podemos entender hesitantemente.

O destaque do longa com certeza vai para Teyana Taylor entrega uma performance poderosa no drama A Thousand and One, onde Inez, uma mãe recém liberta da prisão, rapta seu filho Terry do orfanato para criá-lo e recuperar o tempo perdido. Com muita autencidade, o filme é uma homenagem belíssima as mães solo que fazem de tudo para dar a melhor vida possível para seus filhos, mesmo sem apoio de outras pessoas e o terceiro ato entrega um plot twist de tirar o fôlego que põe a prova tudo o que a audiência viu até então. 

NOTA: 9.5/10

0 comments: