Navigation Menu

Sundance 2023 | Short Film | Pipes

 

Por Victoria Hope

Bob é um encanador contratado para concertar canos quebrados em um imóvel, mas para sua surpresa, ao chegar no local, assustado ele percebe que na verdade está no meio de uma balada fetichista gay. O curta para maiores de idade é uma graça e mostra como as pessoas pré-julgam a comunidade LGBTQIAP+ antes mesmo de conhecer. Sem saber o que esperar, o ursinho imagina que os convidados da festa irão atacá-lo e obrigá-lo a vestir peças que não quer, além de fazer práticas sexuais contra a sua vontade.

Nada disso acontece, é claro, mas a mente fértil e homofóbica do ursinho, que provavelmente ainda está descobrindo sua sexualidade, acaba fazendo com que ele tenha um ataque de pânico.  É nesse momento que ele é ajudado pelos convidados do clube e percebe que não era um bicho de sete cabeças, pois todos lá não queriam forçá-lo a nada e sim, apenas estavam curtindo a festa entre si.

Pipes abre margem para diversas discussões, afinal, não sabemos a sexualidade do personagem, então sua jornada pela história pode tanto significar a descoberta da própria sexualidade reprimida e a destruição da homofobia internalizada do protagonista, quanto também pode ser uma história sobre um personagem que talvez não pertença a comunidade, mas que agora, ao estar nesse ambiente, entendeu que seu medo de aceitar o diferente, era descabido. 

O curta triunfa ao utilizar as vibes psicodélicas e aproveitar a magia da animação para contar uma história bem adulta sobre auto descoberta e amadurecimento, nos presenteando com um final que é serotonina pura. Bob jamais será o mesmo encanador de antes, mas isso é bom, porque ele finalmente pode ser ele mesmo sem amarras. 

NOTA: 10/10

0 comments: