Navigation Menu

Santa Barbara Film Festival 2022 | A Place in the Field

 

Por Victoria Hope

Seguindo com o lineup do Santa Barbara Film Festival, A Place In Field é um dos features que teve sua estreia no evento. Este é o filme de estreia de Nicole Mejia na direção, conta com uma narrativa em um estilo fundamentado que combina o road movie (filmes de estrada) e com a temática do veterano de guerra em busca de redenção. 

Dirigido por uma mulher, produzido principalmente por uma mulher e filmado por uma mulher, o filme tem muito a dizer, trazendo um novo olhar para a temática dos veteranos de guerra, onde geralmente, filmes com esse estilo de narrativa são carregados de uma visão mais machista, ao trazer sua visão, Mejia muda completamente a narrativa a qual já estamos acostumados (e saturados), com um ar mais fresco e renovado sobre a temática.

Um dos grandes trunfos do filme é não mostrar apenas a visão do veterano de guerra, mas também trazer o ponto de vista das pessoas ao redor dos indivíduos e como elas se sentem ao lidar com pessoas profundamente machucadas, não apenas fisicamente, mas também, emocionalmente.


A Place in the Field / Foto: Divulgação

A fotografia belíssima da diretora acrescenta ainda mais profundidade a trama, enquanto o público mergulha na realidade do protagonista, vez ou outra, passando por lembranças aterradoras daquele que já foi um homem da guerra.

A Place in the Field triunfa ao humanizar a figura do homem que sofre de estresse pós traumático, sem romantizar o tema, abordando tudo com muito respeito e até uma boa pitada de humor, nos relembrando que mais importante do que conviver com essas pessoas que sofreram na guerra, é preciso criar uma rede de apoio, pois em muitos casos, são apenas o amor e a amizade que mantém sobreviventes com a mente sã.

Scuderi (Don Dipetta), o protagonista da história, brilha principalmente quando contracena com outros personagens em cena, mostrando as conexões de cada um e como cada colega do carpinteiro é essencial para que aos poucos ele retome as rédeas de sua vida. É uma história bem simples, porém com uma mensagem muito bonita e necessária, porém, o foco na saúde mental do protagonista poderia ter sido mais explorado. 

NOTA: 8.5/ 10

0 comments: