Navigation Menu

SXSW 2022 | Everything Will Be All Right [Short]

 

Por Victoria Hope

Em Everything Will Be All Right, curta brilhantemente dirigido por Farhad Pakdel, Leila é uma jovem professora de teatro que guarda um segredo de sua família no Oriente Médio. Em meio ao surto da pandemia e ao início do confinamento em Montreal, ela precisa decidir como atender à urgência de uma ligação de casa quando seu pai adoece com COVID-19.

Nessa história mais do que necessária para os tempos em que vivemos, a jovem professora que está grávida, tenta se comunicar com seu pai que está no irã e adoecendo rapidamente. Ao longo do filme, acompanhamos justamente o processo de quando o isolamento se iniciou; ou seja, quando as escolas começaram a fechar aos poucos, assim como diversos outros estabelecimentos. 

Utilizando de forma genial o mito do Orpheus com Eurydice, lenda clássica grega onde o herói tenta salvar o amor de sua vida, mas ao não seguir as regras do submundo de Hades, perde ela para sempre, a trama traça justamente esse paralelo da perda, muitas vezes injusta e irreversível, como a própria pandemia do Covid-19 causou ao redor do mundo. Como será o futuro do filho de Leila? Como será que ela irá lidar com essa gravidez com tatos perigos a espreita e mais importante, como seguir em frente sem medo? 

Everything Will Be All Right é uma mensagem delicada e ao mesmo tempo, dona de uma grande força ao retratar de forma mais do que relevante como da noite para o dia, o destino de bilhões mudou para sempre e como essa realidade ainda afeta a todos até hoje. O que ficou para trás e o que acontecerá daqui para frente, não está em nosso controle, mas devemos fazer nossa parte para nos protegermos e proteger ao próximo. 

NOTA: 10/10 

0 comments: