Navigation Menu

SXSW 2022 | Um papo com Jude Harris, a mente hilária por traz da comédia Gay Haircut

 

Por Victoria Hope

Com direção, produção e roteiro de Jude Harris e participação dos comediantes Krista Fatka e Zach Holmes (JACKASS FOREVER, Too Stupid to Die, Tosh.0, Ridiculousness) no elenco,  Gay Haircut é uma comédia que com muito bom humor, cortes de cabelo podem significar uma mudança drástica não apenas na vida como no dia a dia das pessoas.

Durante o South By Southwest desse ano, tivemos a oportunidade de entrevistar a brilhante diretora Jude Harris sobre o filme e entender um pouco mais sobre as mensagens que Gay Haircut tem a ensinar para o público. 

Confira a entrevista:

Gay Haircut / Foto: Divulgação

Amélie: Como surgiu a ideia para a trama de Gay Haircut?  

Jude: Krista, minha escritora, estrela e parceira de vida, estava anêmica e estava perdendo muito cabelo. Ela queria cortá-lo mais curto e talvez fazer um vídeo engraçado sobre isso. Isso foi durante um dos muitos períodos de quarentena estrita em 2021, então ela pensou que talvez fizéssemos um vídeo dos meus filhos cortando o cabelo para o Instagram dela.

Mas então, Krista escreveu um roteiro curto muito engraçado que captura muito da estranheza de se reintroduzir como queer na idade adulta e tudo meio que clicou como algo que nós dois experimentamos, mas realmente não conversamos sobre isso.

Amélie: O cabelo é muito importante e para algumas pessoas, fazer um novo corte de cabelo não significa apenas uma mudança externa, mas também uma mudança interna; um rito de passagem e um símbolo de libertação junto com a autoexpressão, especialmente para a comunidade LGBTQ+. Você poderia falar mais sobre isso?

Jude: Eu me assumi como trans relativamente tarde na minha vida e carreira. Antes da transição, eu parecia um homem branco, careca e barbudo muito genérico. Quase todas as semanas, as pessoas pensariam que eu me confundiria com outro homem branco, careca e barbudo que eles conheciam. Eu estava praticamente invisível.

Agora, sou muito visível como uma mulher trans e muito mais consciente das maneiras como as pessoas reagem a mim. Tenho sorte de estar em uma cidade solidária em um estado solidário, então encontro principalmente pessoas que telegrafam seu amor e apoio para mim, mas ocasionalmente recebo atenção dos tipos de pessoas que rejeitam pessoas trans. É estranho ser uma pessoa sobre a qual outras pessoas sentem que precisam ter uma opinião. Às vezes sinto falta de ser invisível, mas definitivamente não me confunda com mais ninguém.

Quando começamos a namorar, Krista era direta e contava piadas sobre os homens com quem namorava. Sua comédia stand-up é autobiográfica e admiro sua integridade em desenvolver seu material para refletir a verdade de sua experiência de namorar comigo. Mas também me sinto um pouco culpado - definitivamente a tornei menos relacionável como quadrinista.

Eu vejo o cabelo de Krista como uma extensão dessa integridade: uma maneira de sair das suposições que as pessoas podem ter sobre ela. E fica ótimo nela - ela é muito sexy com um mullet!

Amélie: O elenco estava hilário. Você poderia nos contar um pouco sobre o processo de casting?

Jude: Obrigada! Bem, eu amo Krista como minha parceira, mas também amo sua presença na tela - ela me lembra as atrizes cômicas da década de 1970 - ela é engraçada e impetuosa e pode se fazer de boba e otimista enquanto ainda transmite sua inteligência. Então, eu quero fazer um milhão de coisas com ela.

E então o resto do elenco é composto por nossos amigos e familiares. Krista conhecia Merrill do mundo da comédia stand-up e Merrill apareceu com toda sua adorável excentricidade e detalhes para esse tipo de bagunça gloriosa de babá.

Mitchell Lamar, que interpreta nosso recepcionista místico, também é um comediante com sua própria grande presença e instintos maravilhosos com uma vibração muito amorosa que pode se tornar nítida em um instante. Krista o estava seguindo para o stand-up, e ele também é um ótimo ator.

Zach, nosso cabeleireiro, criou o programa da MTV Too Stupid to Die comigo, um show de acrobacias no quintal que eventualmente o colocou no Jackass Forever. Ele é um bom amigo meu e tão comprometido com a comédia física e eu estava morrendo de vontade de fazer algo com ele que não fosse acrobacias.

E então, Lucas, o garoto na piscina é meu filho de 9 anos. Ele realmente não queria fazer o filme porque a água estava fria, mas nós o subornamos com dinheiro de videogame.

Amélie:  O que significa fazer parte da programação do SXSW este ano?

Jude: Produzi vários projetos que estrearam no SXSW, mas esta é a primeira vez que sou aceito como diretor (e já fui rejeitado mais vezes do que me lembro). Não consigo descrever o quão valido isso é como cineasta e fã do festival. Estávamos em um programa com tantos curtas-metragens poderosos, é humilhante exibir ao lado deles.

Eu amo muito as pessoas do cinema: somos artistas e criaturas sociais que fazem tantas coisas impossíveis o tempo todo e que acreditam que a arte pode mudar o mundo. O pessoal do cinema sempre foi meu povo e é tão bom finalmente ser eu mesmo perto de pessoas que não vejo há anos.

O SXSW é um festival que lança carreiras de cineastas e também estou muito feliz por Krista - ela é uma escritora e performer tão engraçada e talentosa, foi muito especial para mim estar lá para o lançamento de sua carreira no cinema e na TV.

Amélie:  Falando sobre representação queer na mídia e narrativas LGBTQ+, quais histórias você gostaria de ver no cinema e na televisão?

Jude: Mais! Mais variedade, mais famílias, mais comédias. Mais protagonistas queer. Mais representação bissexual. E absolutamente mais pessoas trans. Sou muito grata aos cineastas de Disclosure por curar feridas que eu não sabia que tinha. Eu amo muito Transparent, mas ainda não vi nada que reflita minha família ou minha comunidade em que pessoas heterossexuais, pessoas cis queer e pessoas trans tenham se unido de uma maneira tão bonita para ajudar meus filhos a se adaptarem a uma mudança de entendimento de sua vida e de sua família.

Amélie: Qual mensagem você gostaria que o Gay Haircut deixasse para os participantes que vão assistir o curta no festival?

Jude: Não importa quem você seja, ser autenticamente você mesmo no mundo pode ser assustador. Espero que nosso filme torne mais fácil rir de nós mesmos e de nossos medos. Se isso inspirar mais cortes de cabelo gays, melhor ainda!


0 comments: