Navigation Menu

Confira a noite de abertura do Santa Barbara Film Festival

 03/02/2022

Por Victoria Hope

Hoje (3), começou oficialmente o Santa Barbara Film Festival, um dos maiores eventos de cinema da cidade nos Estados Unidos. A 37ª edição SBFF começou pessoalmente nessa noite, com convidados mais do que especiais. 

Nesse ano, o festival conhecido como uma parada obrigatória pré-oscar, contará com a presença de 12 indicados ao Oscar, para tributos especiais, photo calls e entrevistas. Nessa lista, dos cinco homens concorrentes à categoria de Melhor Ator, três estarão no evento, sendo estes, Will Smith, Benedict Cumberbatch e Javier Bardem.

Já na categoria de Melhor Atriz, as participantes serão Nicole Kidman, Kristen Stewart, que irá receber o Prêmio American Riviera Award e Penélope Cruz, que também serão honradas com tributos. O SBFF também terá presença das concorrentes ao Oscar de Melhor Atriz CoadjuvanteAunjanue Ellis e Ariana DeBose, além de três diretores que concorrem à categoria de Melhor direção, sendo estes. Jane Campion por 'Ataque dos Cães', Kenneth Branagh por Belfast e Steven Spielberg por Amor, Sublime Amor

Red Carpet na abertura do evento

Santa Barbara Film Festival irá acontecer de 3 a 12 de março de forma híbrida, ou seja, com a premiação e programação presencial nos EUA e transmissão online ao vivo para o mundo inteiro. 

The Phantom of the Open, uma comédia britânica acolhedora estrelada pelos vencedores do Oscar, Sally Hawkins e Mark Rylance foi o longa de lançamento na abertura do evento, baseado na história real de Maurice Fitcroft,  que entrou no aberto de 1976 apesar de nunca sequer ter jogado golfe antes. 

Nesse ano, o festival irá contar com um lineup de 45 filmes com premiere mundial e 95 títulos lançados nos EUA, produzidos por mais de 54 países. Com uma liderança bem diversa, o festival desse ano também conta com uma forte presença latina. 

Mas além da representatividade da América Latina na lista de lançamentos, o SBFF desse ano também conta com títulos nórdicos / holandeses, filmes do Leste europeu, Oriente Médio e Israel.

Jane Campion durante a celebração dos diretores no festival

Ainda no primeiro dia, a diretora Jane Campion, indicada ao Oscar na categoria de Melhor Direção por 'Ataque dos Cães' falou curiosidades do filme e como trabalhou ao lado de Benedict para a criação do cowboy marrento e opressivo, com base na obra de Thomas Savage.

Ela também comentou sobre a construção do cenário do oeste clássico em Montana, desde a escolha do rancho, aos figurinos para fazer o público mergulhar na atmosfera daquela época. A diretora também aproveitou o momento para falar sobre suas interações como elenco e elogiou o interesse de Kodi-Smith em seu personagem.

Campion também não poupou elogios à performance de Benedict Cumberbatch, que apesar de interpretar um personagem opressor e dominante, pessoalmente o ator é o completo oposto, então ela acredita que o método utilizado por ele para desenvolver essa persona do cowboy misógino, com muitas questões internalizadas, foi essencial para o filme.

Para fechar, rapidamente também traçou um panorama sobre as mudanças no mercado do cinema para diretoras, ressaltando que a indústria continua sendo particularmente difícil, já que até mesmo esse ano, ela é a única diretora a estar na lista, o que significa menos de 20% na academia, mas que muitas estão construindo seu espaço e criando projetos extremamente competitivos, deixando suas vozes serem ouvidas com firmeza através de uma rede de apoio entre mais vozes femininas.  

0 comments: