Navigation Menu

SXSW 2022 | The Art of Making It

Por Victoria Hope

Com direção de Kelcey Edwards e produção de Debi Wisch, o documentário 'The Art of Making It' traça um panorama sobre o mercado artístico e analisa o perfil artistas emergentes que estão começando agora suas carreiras. O filme faz parte do catálogo de estreias do SXSW 2022, um dos maiores eventos de entretenimento do Texas, que acontece de 11 a 20 de março no Texas. 

Focando em um grupo diversificado de jovens artistas em momentos pivô de suas carreiras, o filme explora as forças que criam uma atmosfera onde muitos penam para sobreviver. Quem será visto e quem será deixado para trás e porque contar suas histórias é tão importante? 

Essas são algumas perguntas apresentadas nessa produção, que de certa forma, funciona como um 'conto de advertência' sobre como a América precisa rever seu sistema e ao mesmo tempo, o longa é uma bela carta de amor aos apaixonados por arte que mesmo após adversidades, continuam persistindo e conseguindo alcançar sucesso de todas as formas.

The Art of Making It / Foto: Susan Norget

O documentário mostra com primor, como é difícil navegar pelo universo do mercado da arte e como o débito estudantil é um peso na vida dos aspirantes a profissão e alfgo que muitos carregam como fardo em toda sua vida. Como navegar e atuar na área? Como sobreviver em um mercado onde apenas poucos conseguem entrar e suceder em grandes galerias? 

A adição de animações explicativas sobre o processo de aquisição de artes foi genial e deu um respiro aos relatos dos participantes, mostrando de forma mais palpável todo o processo desde a chegada dos artistas ao ambiente acadêmico até suas passagens por pequenas galerias e instalações e por fim, o triunfo para poucos, de ter suas obras exibidas em grandes museus.

Os gráficos mostrados revelaram como o aumento de artistas emergentes quadruplicou desde os anos 50 até hoje e como isso também faz com que o mercado da arte seja extremamente competitivo. Ao mesmo tempo em que o documentário mostra a realidade nua e crua sobre a profissão das artes, ainda há tempo para um respiro e relatos de sonhos dos jovens artistas que são apaixonados por seu trabalho e buscam um lugar ao sol. 

The Art of Making It, acima de tudo humaniza artistas e demonstra como trabalhar com algo que é tão essencial quanto o ar que respiram não é apenas um trabalho, mas sim, algo que os define, algo que traz mensagens importantes, seja sobre questões sociais ou sobre nosso cotidiano e também reforça em como cada arte contém um pedacinho de cada artista. Para eles, suas obras não são produtos, mas sim, uma entrega total de suas paixões, um retrato de como eles veem o mundo e é assim que todos nós deveríamos ver essas obras. 

NOTA: 8.5/10

0 comments: