Navigation Menu

SXSW 2022 | It Is In Us All

 17/03/2022

Por Victoria Hope

O longa irlandês 'It Is In All Of Us' de Antonia Campbell-Hughes faz parte do lineup do SXSW 2022 e vem para provar a força que mulheres vem ganhando por trás da direção de filmes de gênero. No longa, Hamish chega ao solo do nascimento de sua mãe; ela é sentida instantaneamente. Um acidente de carro chocante o despedaça, quebrando seu controle cerrado. Uma fera quebrada, ele se encontra perdido no mundo de sua mãe há muito falecida. O jovem adolescente Evan, também envolvido no acidente, faz amizade com Hamish.

Os tremores de desejo e amor sob o solo sufocante empurram para a superfície, enquanto ele é liderado pela vitalidade do garoto desenfreado Evan. Ele experimenta o erotismo elétrico da vida e do perigo. Sua raiva acelera para a violência e, finalmente, sua liberação vibrante

It Is In All Of Us é um verdadeiro estudo sobre a representação da masculinidade com emoção sem igual em uma performance devastadora e brilhante pelas mãos de Cosmo Jarvis (Peaky Blinders). A cena de abertura já traz um impacto chocante, que dará o tom para filme, que traz consigo um leve (bem leve) sensação de Crash do Cronenberg. 

Com uma fotografia belíssima, a diretora faz um trabalho excepcional nas tomadas, hora mostrando o belíssimo cenário das montanhas, hora mostrando momentos íntimos de horror corporal dentro da casa, fazendo com que os espectadores sentissem estar por alguns segundos, espiando a vida de alguém sem convite algum.

O filme não se escora em ação, pelo contrário,  é um slowburn que observa cotidiano desse homem e as consequências de seus atos que acabaram por tirar a vida de alguém tão jovem e como Evan, acaba agindo como um 'diabinho' nos ombros dessa alma torturada que é Hamish. O silêncio em algumas cenas, faz o público mergulhar na dor contemplativa do protagonista, mas com certeza o ritmo mais lento não é para todos, já que a história se desenvolve bem devagar, mas para quem gosta de histórias mais graduais que aos poucos culminam pequenos atos explosivos, a produção é um verdadeiro banquete.  

NOTA: 10/10

0 comments: