Navigation Menu

SXSW 2022 | Showrunners femininas são destaque em painel sobre séries de sucesso

 11/03/2022

Por Victoria Hope

Nessa sexta de abertura do SXSW 2022 (11), o festival recebeu um painel incrível com presença das maiores showrunners negras da televisão americana em atividade. O painel 'Female Showrunners Breaking the Mold", contou com diretoras da OWN: Oprah Winfrey Network e The CW para discutir sobre o e “Shonda effect” na televisão. 

Estavam presentes, Dee Harris-Lawrence (“All Rise”), Jill Blankenship (“Naomi”), Shaz Bennett (“Queen Sugar”), Janine Sherman Barrois (“The Kings of Napa”), e Teri Schaffer, além de Raynelle Swilling (“Cherish the Day”).  A editora da TVLine, Mekeisha Madden Toby foi a responsável pela moderação do painel.

Durante o papo, as diretoras conversaram sobre o processo de direção, como são feitas as escolhas de roteiro e como anda a indústria para profissionais negras na área criativa, todas sempre relembrando o impacto de Shonda Rhimes e da Shondaland, que hoje é um dos maiores nomes por trás das maiores séries de sucesso da televisão americana, além do carro chefe da produtora, Greys Anatomy.

Shonda Rhimes foi destaque na conversa entre as diretoras e showrunners / Foto:  Divulgação

Um dos principais pontos que as diretoras também trouxeram durante a conversa, foi a importância de entrar num writer's room e encontrar diversidade ali, pois é assim que histórias e diferentes vozes podem ser ouvidas. Não existe mais espaço para um mercado onde todas as pessoas numa sala de roteiristas ou criadores de série, tenham apenas um perfil. 

Foi-se falado também sobre o 'Ava Effect', de Ava Duvernay, onde mulheres também tem oportunidades de produzir, dirigir e roteirizar produções. Todas disseram ser gratas por terem a chance de também contar suas histórias através das lentes femininas. 

Jill Blankenship, diretora de Naomi da CW, aproveitou para falar sobre o carinho dos fãs da DC e como o público se envolveu com essa história. Para a diretora, particularmente Naomi ressona por ser uma história de jornada sobre auto-descoberta na adolescência, que é um dos momentos mais especiais na vida das mulheres.

Uma das frases mais marcantes de Janine Sherman Barrois (Queens of Napa) foi: 'Quando você tem mulheres no poder, pessoas não-brancas (POC) no poder, eles irão ajudar pessoas que parecem com eles também. Por muitos anos nós não tínhamos poder algum, então não podíamos ajudar aos outros. Nós éramos as únicas pessoas negras do writer's room, lidando justamente com (essa solidão) e agora, nós podemos ajudar". 

0 comments: