Navigation Menu

SXSW 2022 | Long Line of Ladies (Short Film)

 13/03/2022

Por Victoria Hope

Seguindo o lineup do South by Southwest (SXSW), Long Line of Ladies é um dos documentários que compõe a programação do festival esse ano. Dirigido pela vencedora do Oscar Rayka Zehtabchi e Shaandiin Tome, o curta quebra o estigma que dá aos espectadores um vislumbre da história de Ahty e da cerimônia de Karuk no norte da Califórnia. 

Esse documentário dá um passo significativo para normalizar as conversas menstruais entre os gêneros, destacando uma cultura que celebra e eleva suas mulheres jovens quando atingem a maioridade. "Long Line of Ladies" abre as portas para que mais meninas e mulheres se sintam vistas, respeitadas e incluídas.

O curta-metragem também amplifica as vozes de pais, tios e avós solidários, que muitas vezes não são vistos falando abertamente sobre menstruação na sociedade, quebrando ainda mais o estigma entre gerações. 

Com uma trilha sonora belíssima e uma fotografia igualmente impecável, Long Line of Ladies tem muito a dizer, principalmente sobre a importância de continuar passando tradições de geração em geração e como manter essa cultura de respeito a chegada da menstruação, bem como a quebra do estigma, são essenciais para que esse, que pode ser considerado um dos momentos mais importantes na vida das mulheres, seja celebrado ao invés de ralhado pela sociedade. 

A forma em como as diretoras não inserem a câmera como personagem, mas sim como mero expectador, mostra um imenso respeito pela cultura e pelo povo que está sendo representado, trazendo na possibilidade de que eles contem, com suas próprias vozes e olhos, sobre essa cerimônia e como ela envolve todos da comunidade indígena. Sem dúvida a cena final arranca algumas lágrimas.

NOTA: 9.5 / 10

0 comments: