Navigation Menu

SXSW 2022 | Chee$e

 


Por Victoria Hope

Em Chee$e de Damian Marcano, num vilarejo remoto “às costas de Deus” (“até Deus deve ter esquecido disso”, os moradores racham), Skimma sonha em deixar o único lugar que ele conhece para explorar o mundo. Quando Rebecca diz a ele que está grávida, Skimma fica dividido entre deixar a ilha e as responsabilidades que vêm com a paternidade. 

Mas ele tem um plano. Aproveitando as habilidades aprimoradas ao lado de um queijeiro local, Skimma abraça uma nova profissão: fornecedor de ervas daninhas da aldeia. Logo todos querem o que ele está cozinhando – até o Rastaman Osíris

Enquanto isso, o distribuidor de Skimma consegue um novo acordo ao qual ele não consegue resistir. Diante de sustentar uma criança e manter seu novo empreendimento longe da lei, Skimma encontrará o que está procurando?

Akil Gerard Williams, que interpreta Skimma, está hilário e vai lembrar muita gente de amigos que eles já tiveram na vida real. Com carisma e embalado por muito reggae, o filme é o compilado perfeito das desaventuras de dois amigos que só se metem em confusão, mas surpreendentemente conseguem se safar o tempo todo, até o momento em que o protagonista percebe que precisa mudar para dar uma vida digna ao seu filho.

A direção de fotografia é muito pontual, hora trazendo cenários paradisíacos. hora trazendo algumas cenas e tomadas que parecem saídas uma verdadeira viagem de caleidoscópio banhada em ilícitos. O final vem como um soco no estômago, tão abrupto e assustador que deixa a vontade de uma sequência para ver o que irá acontecer com Skimma, que consegue realizar seu sonho de sair da ilha, mas a que custo? 

NOTA: 9/10

0 comments: