Navigation Menu

[Review] The Dress

 

Por Victoria Hope

Solidão, desejo amor e esperança são temas do short 'The Dress', de Tadeusz Lysiak, que está na shortlist do Oscar de 2022. O curta, conta a história de uma faxineira que trabalha em um motel numa área rural da Polônia e que busca por intimidade, mas será que as as visitas repetidas de um caminhoneiro intrigante serão suficientes para tirá-la da solidão? 

Julia, nossa protagonista, rapidamente faz amizade com o caminhoneiro Bogdan. Inicialmente, ela acredita que o rapaz está tentando tirar vantagem dela por conta de seu nanismo, mas o rapaz garante que não se importa com a altura da moça. 

Logo os amigos de Julia percebem a mudança nela, já que ela raramente sorri, mas após sua primeira interação com o caminhoneiro, algo muda dentro dela e percebe-se que há uma pontada de esperança no coração dela.

The Dress / Foto: Tadeusz Lysiak

O filme é um ensaio sobre a vida amorosa de uma mulher que busca não apenas encontrar sua alma gêmea, como também se encontrar e redescobrir e como o toque faz falta, seja de qualquer forma. Enquanto navega por suas próprias descobertas, Julia tenta entender seu papel e como o mundo a vê.

Ao longo da trama, a protagonista se depara com preconceitos e desafios diários que muitas pessoas com nanismo encontram no dia a dia, como por exemplo, encontrar uma roupa adequada e ser tratados como todos os outros clientes, ao invés de ouvir comentários desagradáveis. 

Além desse lado, testemunhamos o próprio preconceito pessoal que Julia tem consigo mesma, não aceitando esse aspecto de sua vida. Ela teme ser vista como um objeto, como algo que ela não é e teme o julgamento dos outros, mas isso é algo que ela trabalha aos poucos no filme.

The Dress / Foto: Tadeusz Lysiak

É impossível não se emocionar com a performance de Anna Dzieduszycka e toda a carga emocional que ela traz para a personagem, de forma visceral, principalmente nos momentos de desabafo de sua personagem sobre como a sociedade e ela mesma, se veem nesse universo de 'The Dress', além da bela relação de amizade entre Julia e Renata (Dorota Pomykała), que entrega uma atuação igualmente emocionante à trama.

Com mensagens de auto amor e respeito estampadas no espelho, Julia consegue encontrar o tão esperado vestido que recebe de sua amiga, para sair com o caminhoneiro e durante o encontro, tudo parece que vai bem, até ela descobrir a verdade sobre aquele rapaz desconhecido, que na verdade, era um monstro disfarçado de 'alma bondosa'. 

O filme termina com um gosto amargo, de que muitas pessoas, principalmente minorias, são vistas apenas como objeto ou fetiche. Essa é a triste realidade a qual Julia terá que confrontar, mas o final aberto, nos faz pensar. Será que Julia irá buscar o amor no fim das contas algum dia? Será que ela está questionando sua sexualidade? São muitas perguntas que com certeza serão preenchidas de acordo com o ponto de vista de cada telespectador.

NOTA: 10/10

0 comments: