Navigation Menu

Sundance 2022 | Palm Trees and Power Lines

Por Victoria Hope

[TW: Grooming, aliciamento de menor] Em "Palm Trees and Power Lines', remake do curta homônimo de 2018 dirigido e roteirizado por Jamie Dack que compete no Sundance desse ano na categoria de Filme Dramático dos Estados Unidos Lea (Lili Macnerny) está cansada da vida dela. Cada dia mais ela se vê distante do que os amigos fazem: serem preguiçosos e frequnetarem festas onde ficam constantemente bêbados e seus ficantes vão e vem. 

Mas ai ela conhece Tom (Jonathan Tucker), que é muito mais velho que a garota de 17 anos de idade. Lea descobre que a atenção focada de Tom preenche uma necessidade profunda e silenciosa, e o investimento de Lea em seu relacionamento rapidamente suplanta seus laços já tênues com sua mãe solteira distraída e seu grupo de amigos. 

Logo a paciência inicial de Tom e a vontade de deixar Lea assumir a liderança gradualmente dão lugar a uma dinâmica em que a consciência do poder que ele detém, como homem mais velho, se torna angustiantemente clara.

Palm Trees and Power Lines / Foto: Sundance

Jamie Dack faz um excelente trabalho ao não romantizar o e mostrar que adolescentes, por mais que achem que sabem o que estão fazendo, elas não sabem e o que acontece quando elas passam a lidar com predadores. Durante a conversa após do filme, a diretora revelou que se inspirou na própria vida e algo que aconteceu com ela durante a adolescência, logo, apesar desse tema já ser batido, é muito importante deixar que mulheres contem suas próprias histórias, sem influência da visão masculina, que tende a romantizar a diferença de idades. 

Muito diferente de 'Red Socket', aqui em Palm Trees e Power Lines, o assunto de 'grooming' (quando homens mais velhos rodeiam meninas menores de idade) não é tratado como uma piada, mas sim de uma forma madura, com performances incríveis de Lili Macnerny e Jonathan Tucker, que trazem seriedade necessária sobre relacionamentos tóxicos.  

É um filme denso, pesado e extremamente desconfortável, que com certeza irá incomodar pessoas que já foram vítimas de aliciamento / grooming por homens mais velhos. Particularmente, não passei por algo do tipo, então a história não me afetou de forma negativa, mas vale a recomendação de que o longa pode trazer gatilhos para outras pessoas, principalmente pessoas que já se viram em relacionamentos ruins com pessoas mais velhas. 

NOTA: 9.5 /10

0 comments: