Navigation Menu

Sundance 2022 | Marte Um (Nacional)

 

Por Victoria Hope

Não há orgulho maior em ver um dos nossos diretores nacionais brilharem lá fora, como é o caso de Marte Um, a mais nova produção da Filmes de Plástico, com direção do brasileiro Gabriel Martins. O longa foi selecionado para a competição principal na categoria World Cinema Dramatic Competition e teve sua primeira exibição hoje no festival, mas tem lançamento no Brasil  programado para agosto deste ano, com distribuição da Embaúba Filmes.

Marte Um” é o primeiro longa solo de Gabriel e acompanha a história de uma família que tenta levar a vida com otimismo, apesar das condições econômicas difíceis e a eleição de um presidente de extrema-direita no país. 

Cada personagem tem seus sonhos e se depara com dilemas da vida cotidiana e o título, “Marte Um”, refere-se ao desejo secreto do filho caçula da família (papel do estreante Cícero Lucas) de estudar astrofísica e ajudar a colonizar Marte.

Marte Um / Foto: Filmes de Plástico

O longa, que começa em 2018, observa através de suas lentes, a vida e o dia a dia da classe trabalhadora brasileira e o que mudou na vida de todos após as eleições com a vitória do presidente da extrema direita. Sem pretensões, Marte Um explora o cotidiano agitado dos brasileiros que estudam, trabalham, namoram e que acima de tudo, tentar viver suas vidas com dignidade.

Na trama, Wellington (Carlos Francisco de 'Bacurau'), é um ex alcóolatra que está sobreo a mais de quatro anos e trabalha como como síndico num condomínio na periferia, ao lado de seu colega, Flávio (Russo). Fã fervoroso do Cruzeiro, Wellington sonha em ver seu filho adolescente Delvinho (Cícero Lucas), se tornar um astro do futebol, mas o garoto não quer saber disso, afinal seu maior desejo é ter uma vida de rodeada por ciência, estudando o céu e os planetas. 

Seu pai sabe que a ciência no Brasil, em tempos de retrocesso, está cada vez mais desvalorizada e tenta a todo custo mostrar para o Delvinho, que seu futuro está no campo e não no universo acadêmico, realidade, que infelizmente ainda marca a comunidade em uma época onde trabalho e dinheiro acabam se tornando objetivos mais importantes do que ganhar conhecimento.

Marte Um / Foto: Filmes de Plástico

Uma das grandes surpresas do filme foi a participação especial de Tokinho, humorista nacional que possui nanismo e ficou marcado pelos inúmeros memes espalhados pelas redes sociais e até mesmo programas de variedades. Ele traz a leveza e bom humor necessários ao filme para quebrar os momentos de tensão.Também somos apresentados a Eunice (Camila Damião), irmã de Deivinho, que atualmente estuda Direito na universidade e tem um romance com Joana (Ana Hilário), uma garota de classe média com quem ela sonha em morar junto. A garota inicialmente tenta esconder a sexualidade dos pais, principalmente da sua mãe, mas a matriarca Tércia (Rejane Faria de 'No Coração do Mundo), está mais preocupada com outras questões, já trabalha na casa de uma excêntrica subcelebridade. 

O grande trunfo de Marte Um é mostrar a vida dos brasileiros como ela é, de acordo com a visão de um diretor brasileiro, revelando as alegrias e tristezas de um povo que luta diariamente por dias melhores, mesmo em tempos tão sombrios.

NOTA: 10/10

0 comments: