Navigation Menu

Sundance 2022 | The Territory (Documentário)

 


Por Victoria Hope

No documentário 'The Territory', dirigido por Alex Sprinx e produzido por Darren Aronofsky, acompanhamos a vida de diversos brasileiros que viram suas realidades mudarem muito após as últimas eleições e a chegada do governo Bolsonaro. Os indígenas Uru-eu-wau-wau são uma comunidade que viu seus familiares e sua cultura serem ameaçadas desde quando entraram em contado com brasileiros que não são indígenas e são não apenas co-produtores, como o foco desse documentário extremamente relevante para esse momento em que vivemos.

Através da tomada da floresta amazônica, os invasores tem implementado extrações ilegais que vão desde a destruição ambiental, queimadas criminosas e a exploração excessiva de minérios do solo nacional, sendo todas essas atitudes incentivadas pelo atual presidente, sem preocupação com as as consequências da assolação da Amazônia, não apenas para o Brasil, como também mundo com toda esse desmatamento inconsequente.   

Com acesso e co-produção da própria comunidade Uru-eu-wau-wau, o público irá testemunhar a luta das jovens lideranças indígenas brasileiras, como Bitate e Ari, ao lado de sua mentora, a ativista ambiental, Neidinha e como eles arriscam diariamente suas vidas para proteger a floresta amazônica através de patrulhas diárias. 

The Territory / Foto: Sundance

O documentário mais do que necessário, não apenas aponta o dedo na ferida causada pela chegada do Presidente Jair Bolsonaro, que com seus discursos anti-indígena, apenas incentivou exploradores a desmatarem cada vez mais, como também dá a voz a quem realmente precisa ser ouvido: As comunidades e lideranças indígenas. 

Um dos participantes mais velhos do documentário chega a comentar que quando os homens (brancos) chegaram lá para fazer a extração ilegal, ofereceram panelas e outras utilidades para a aldeia, como se esse gesto fosse o suficiente para que eles desmatassem o ambiente. Ele reforça que viver no meio dessas pessoas brancas, fez com que muitos perdessem suas tradições da aldeia e como cuidar daquela floresta tem se tornado cada vez mais difícil, conforme a comunidade é dizimada aos poucos. 

Ao mesmo tempo, um trabalhador do campo de 49 anos diz "O sonho  brasileiro é ter seu pedacinho de terra.", já que em todos os anos de sua vida, ele se dedicou ao campo dos outros, embaixo do sol quente todos os dias, mas nunca teve sua própria terra para cuidar. Esse documentário é um verdadeiro estudo e uma aula sobre as mazelas causados pela devastação do ambiente e como uma comunidade indígena, precisou criar sua própria patrulha para fiscalizar, já que as autoridades os deixaram de lado. 

NOTA: 10/10

0 comments: