Navigation Menu

Sundance 2022 | Champ (Short Film)

 

Por Victoria Hope

[TW: Abuso sexual] 

Na trama de 'Champ', após um treino de basquete durante a noite, Genevieve revela um segredo sombrio sobre seu treinador para as colegas de time. Utilizando estratégias comuns dentro da quadra, as garotas se unem a Genevieve para encontrar uma forma de retaliar o mais velho.

Inicialmente, Gene não se vê como uma vítima de abuso, já que ela revela não se lembrar de muitos detalhes do que aconteceu há anos atrás, a não ser o fato de que em uma noite, o treinador entrou em seu quarto e se deitou na cama enquanto ela dormia. Por alguns momentos ela até se culpa, dizendo 'provavelmente foi minha culpa (isso ter acontecido)'. 

Quando se fala em esportes, principalmente em categorias com presença feminina, infelizmente, casos de assédio sexual de treinadores com suas atletas são extremamente comuns, ainda mais intensos em ambientes escolares como em colegiais e universidades, então esse tema é extremamente relevante.

Champ / Foto: Sundance

É incrível como a personagem passa a entender a gravidade do que houve com ela após ao ver a reação das amigas, pois apenas agora ao falar em voz alta, ela entende que não foi algo tão banal quanto ela pensava. O curta não se aprofunda na temática, já que as garotas não reagem exatamente da forma esperada e a vingança, por assim dizer, condiz muito com a idade das personagens, já que elas reagem da única forma que conseguem, mesmo que seja só por meio de uma pegadinha que envolve rolos de papel e ovos.

São nos últimos minutos do Champ, que a protagonista realmente esboça o sentimento sobre tudo o que aconteceu, não mais negando a seriedade do abuso que sofreu no passado. Ao olhar diretamente nos olhos de seu abusador, entende-se a mensagem de que ela não tem medo dele ou do que ele representa.

Enquanto as adolescentes riem e fogem dirigindo pela noite, Gene se permite pela primeira vez sentir o impacto, uma vez que não mais ela poderá esconder ou tratar de forma banal o que houve entre ela e o treinador. O título final com imagens ilustradas de pirulitos e óculos de coração se quebrando em  referência à inocência perdida, combinado com uma cantiga infantil, ficou genial.

NOTA: 8/10

0 comments: